quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vereadores discutem fim do bate-estacas nas obras

Construtora Nova Trento utiliza fundação em hélice contínua na obra do Residencial Dr. Hermann Blumenau, no bairro Victor Konder
A dor de cabeça gerada por uma bate-estacas na construção civil pode estar perto do fim em Blumenau. A Câmara Municipal discute um projeto de lei complementar do vereador Célio Dias (PR) que proíbe o uso do equipamento na execução das fundações de qualquer obra. Mais que isso. Determina que a única tecnologia permitida para o serviço será a perfuração por hélice contínua, tecnologia que aos poucos vem sendo adotada na construção civil.

A ideia é acabar com o incômodo barulho e com os problemas que, segundo Dias, podem ocorrer na estrutura de imóveis vizinhos.
Se aprovada, a lei deve transferir a dor de cabeça do cidadão para o mercado. Engenheiros consultados pelo blog dizem que o equipamento de hélice contínua custa cinco vezes mais que o bate-estacas, o que encarece o custo da obra. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Amauri Buzzi, questiona a proposta. Quer saber se o vereador tem aval técnico para determinar quais equipamentos a construção civil pode ou não usar.

Fonte : Blog do Francisco Fresard


Neste quesito algumas construtoras de Blumenau tem mostrado respeito à vizinhança, contratando hélice contínua sem ter lei regulamentadora alguma. Gosto de citar as empresas Nova Trento, Cetor e Speranzini que tem se esforçado em usar deste método em obras que estão ao lado de residências ou outros edifícios.
Acho pertinente uma regulamentação sobre isto. Por exemplo, mais de 5 edifícações (casas ou prédios) a menos de 80 metros do local da obra exigiria a hélice contínua.
Com isso tira-se o absurdo de contratar esse método num local mais ermo, onde o incômodo não justifica o alto investimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de falar uma besteira dessas, você deveria se informar tecnicamente e assim saberia que a hélice contínua não pode ser utilizada em qualquer tipo de terreno, visto que existem solos que apenas aceitam estacas cravadas com o bate estacas

Anônimo disse...

Gostaria de saber em que solo não é possível a utilização de hélice contínua? solo frágil, arenoso, próximo de rio, etc.....
Temos que ser mais técnicos ao fazer uma afirmação,e não jogar as questões a esmo..... obrigado.