sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ponte do Badenfurt : conclusão apenas em março de 2014

Foto : Patrick Rodrigues

Com prazo de entrega previsto para março de 2014, atualmente, os trabalhos no Complexo da Ponte do Badenfurt se concentram em diversas frentes de serviço como, por exemplo, muros de contenção, cabeceiras, lajes, terraplanagem, drenagem e plantio de grama. A obra, que compreende duas pontes, uma sobre o Rio Itajaí-Açu e outra sobre o Ribeirão do Testo, além do viaduto sobre a Rua Arnold Hemmer, já está 75% pronta.
Depois de ter o ritmo de trabalho reduzido desde o início do ano por falta de recursos, hoje, 50 pessoas atuam na construção da estrutura que fará a ligação da Rua Bahia com a BR-470, e irá compor o Anel Viário Periférico da Região Oeste da cidade.
De acordo com o secretário de Obras da prefeitura, Paulo França, durante os três primeiros meses e a primeira semana de abril de 2013 não havia uma programação financeira garantida e por isso, o ritmo das obras foi lento.
– Com o fluxo financeiro do convênio entre Estado, prefeitura e as duas empresas, as obras vão seguir em um ritmo contínuo. O consórcio fez uma programação que em seis meses trabalhados concluiriam as obras. Tirando os dias de chuva e feriados, o prazo acabou ficando para março do ano que vem – destacou França.

Foto : Patrick Rodrigues
Do total de oito muros de contenção que serão necessários, quatro já estão prontos e quatro em execução, sendo três na Henrique Weise e um entre o Viaduto da Arnold Hemmer e a Ponte do Rio Itajaí, este último dentro do trecho de obra. Também estão sendo feitas as cabeceiras da Ponte sobre o Rio do Testo, as seis lajes de aproximação das pontes e do viaduto, muretas e guarda-corpos.
Paralelamente a este trabalho está sendo feita a terraplanagem, drenagem e plantio de grama, processos que estão 50% concluídos. Para a finalização da obra faltará ainda um muro de sustentação entre a Ponte Arnold Hemmer e o Rio Itajaí-Açu – na margem esquerda – pavimentação, sinalização e iluminação.
– Como agora o grande volume de serviço é a terraplanagem, estamos aproveitando o tempo com sol para adiantar o trabalho. Hoje, as pontes não são mais o ponto crítico da obra, tanto que nossos caminhões de serviço já trafegam nelas – diz o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Schlindwein.

Foto : Artur Moser
A obra, iniciada em janeiro de 2011, tinha prazo inicial de conclusão para dezembro do ano passado. Contratempos causados pela enchente de setembro de 2011 fizeram com que o término fosse prorrogado para abril de 2013. Em janeiro deste ano, porém, a empresa diminuiu o ritmo dos trabalhos por falta de R$ 10 milhões para terminar a obra e o prazo foi novamente revisto.

Fonte : Blog Fiscal do Badenfurt

Apesar de mais um adiamento, ver que as obras desse importante complexo viário estão em andamento é muito bom. Que venha 2014 então !

Nenhum comentário: