segunda-feira, 13 de maio de 2013

Balança Comercial de Blumenau

No site do Ministério do Desenvolvimento existe um recurso para buscar informações sobre a Balança Comercial por município, no link http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/sistema/balanca/ . 
Nesta consulta é possível obter também dados de quais produtos foram mais exportados/importados e quais os destinos/origem dos produtos. 
Buscando os dados de Blumenau, alguns números tornam-se preocupantes. Abaixo o resumo de algumas informações (clique para ampliar) :

1) A Balança Comercial de Blumenau até Março/2013. Neste ano já estamos com 64 milhões de reais negativos, contra 22 milhões de reais de todo o ano de 2012.


2) O destino das exportações de Blumenau : em primeiro os Países Baixos, seguidos de Russia e Turquia.


3) A origem da maioria das importações de Blumenau como era de se esperar, é a China, seguida da Índia e Alemanha.

4) Enganou-se quem achou que o principal produto exportado das indústrias blumenauenses seja do ramo têxtil. O Fumo lidera, seguido de produtos de algodão e Edredons.


5) Entre os produtos mais importados, em primeiro lugar vem fios, seguido de sueteres, pulovers e outros produtos de tecidos sintéticos.


Espero que Blumenau retome bons números de exportação a partir do mês de Abril, a exemplo do ano de 2012, e reverta esse quadro na sua Balança Comercial.

Nenhum comentário: