quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Edifício Palais de Bourbon - Bom Retiro

Tentarei abordar em algumas postagens os edifícios mais importantes e icônicos em Blumenau que já estão entre nós faz algum tempo. Dentre os edifícios clássicos em Blumenau não podemos esquecer do Edifício Palais de Bourbon, construído na década de 80 na rua Hermann Hering, no bairro Bom Retiro pela Construtora Stein. Foi aprovado à época baseado no Plano Diretor de 1977 em área nobre do bairro na esquina da rua Hermann Hering e rua Gertrud Gross Hering. Na época foi um marco devido a sua altura e tamanho dos apartamentos, com boa área de lazer e piscina.
Sua torre possui 17 andares (incluindo térreo e cobertura) mais um pavimento de garagem subterrâneo, já que a torre principal está elevada no terreno (conforme podemos observar nas imagens abaixo). Tem uma altura estimada em 53 metros em design típico da época que foi construído, com sacadas abertas cobertas com toldo, solução encontrada pelos moradores para proteção da mesma.



Foto: Hidrojap

Foto: Conceito Imobiliária

Foto: Conceito Imobiliária

Foto: Hidrojap
O Bairro tem sido alvo de discussões acerca de novas construções, que recentemente foram limitadas a 8 andares. Mais sobre o tema você pode ler nos links abaixo já abordados por este blog:

Um comentário:

Anônimo disse...

Charles na minha opinião precisávamos nos inspirar na Alemanha de hoje e esquecer a Alemanha dos 17 imigrantes que aqui vieram.
A cultura provinciana dessa cidade impede o crescimento, só cria gargalos e polêmicas ridículas. O Bairro bom retiro, na minha opinião, é um exemplo clássico de um bairro decadente com casas podres, proprietários relapsos e que não estão nem aí para a preservação do patrimônio. O mais certo era passar uma patrola em tudo e RENOVAR, com construções modernas e sustentáveis, assim como é a Alemanha de hoje!!