sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Anunciadas novas obras de mobilidade

Foto: Jaime Batista da Silva
Na semana que o Instituto de Pesquisas Economias Aplicadas (IPEA) divulgou estudo considerando Santa Catarina como o Estado com maior percentual de veículos por domicílios no país (73,4%), foram anunciados, em Blumenau, novos investimentos em mobilidade urbana.
Ao todo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, definiu a aplicação de R$ 2,16 milhões em projetos para melhorar o trânsito na cidade. Além de novas vias, a administração planeja, também, a construção de terminais urbanos para o transporte coletivo.
Atualmente, Blumenau registra mais de 230 mil veículos emplacados na cidade. Numero que é acrescido de carros, motos e ônibus de cidades vizinhas que circulam, diariamente, no município.
“Precisamos dedicar uma atenção especial para a mobilidade urbana. Desde o início do ano, por determinação do Prefeito Napoleão e do Vice-prefeito Jovino, as Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Planejamento e Seterb estão empenhadas, buscando e implementando alternativas para o difícil trânsito local”, relata o Secretário Paulo França que acumula as pastas de Obras e Serviços Urbanos.
Entre as alternativas desenvolvidas pelo governo, está à aplicação de US$ 118 milhões em projetos e obras de mobilidade urbana. Os recursos foram captados por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Nesta última semana, foram anunciadas as empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos de engenharia do corredor estruturante oeste; prolongamento da rua Chile, também conhecido como binário da rua República Argentina e; terminais norte (Itoupavas) e oeste (Água Verde).



103 mil veículos e 43 mil passageiros beneficiados com investimentos
Considerando todos os projetos e obras que, em breve, serão executadas pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Obras, mais de 103 mil veículos e 43 mil passageiros serão beneficiados diariamente. Todas as obras contemplam calçadas e ciclovias. Nos terminais, a intenção é permitir, também, a integração intermodal, unindo carros, motos, bicicletas e ônibus.
“Sem dúvida, após estas intervenções do governo municipal, teremos uma série de melhorias em termos de mobilidade urbana em nossa cidade”, ressalta Paulo França. O Secretário complementa que todas as regiões serão contempladas com as obras :

  • Para o trânsito da região leste de Blumenau o consorcio formado por Iguatemi/Sotepa desenvolverá os estudos para uma nova via, estimado de 4,2 km. Trata-se do prolongamento da rua Chile, em binário com a rua República Argentina que, diariamente, circulam em média 20 mil veículos e é um dos corredores de acesso para o vizinho município de Gaspar e litoral catarinense.
  • Na região oeste de Blumenau, uma série de obras e projetos buscam melhorar a qualidade de vida dos moradores. Para o transporte coletivo, a Prefeitura deve contratar, nos próximos dias, o projeto de engenharia para novo terminal integrado oeste (Água Verde), que beneficia cerca de 25 mil usuários do sistema. 
  • Além disso, desejando facilitar o trânsito dos mais de 18 mil veículos que circulam todos os dias na rua General Osório, a Secretaria de Obras contrata os estudos finais do corredor estruturante oeste. A região receberá, ainda, a nova Ponte do Badenfurt e, em breve, o prolongamento da rua Humberto de Campos, oferecendo alternativas de acesso para a BR-470 (Alto Vale) e região central da cidade, respectivamente.
  • Já a região norte receberá o novo terminal (Itoupavas), que terá, nos próximos dias, a contratação do consórcio Seti S.A/ Unidec S.A/ Teirlog Ingenieria para elaboração do projeto de engenharia. Na programação do município, a intenção é desenvolver, ainda, uma ampla revitalização da rodovia Dr. Pedro Zimmernann, na Itoupava Central, em 13 km de extensão, desde o Terminal Urbano do Aterro até o novo Terminal das Itoupavas. Estima-se que 27 mil veículos circulem todos os dias pela rodovia.
  • Por fim, a região sul da cidade, será contemplada com o novo corredor estruturante, ligando os terminais Fonte e Garcia, em um total aproximado de 5 km em uma nova via. As ruas Amazonas e Hermann Huscher, que concentram o fluxo de acesso desta área de Blumenau, recebem diariamente um fluxo de 38,5 mil veículos e 470 viagens de ônibus por dia.

Volumes de tráfego por eixo
Pedro Zimmermann - 27.000 veículos/dia
General Osório - 18.080 veículos/dia
Hermann Huscher - 16.592 veículos/dia
Amazonas - 22.000 veículos/dia
República Argentina - 19.660 veículos/dia
Total: 103,332 veículos/dia

Corredor Norte e Terminal Norte (Itoupavas)
Viagens ofertadas pelo transporte coletivo de Blumenau nas ruas Pedro Zimmermann e Gustavo Zimmermann: 350/dia
Projeção de incremento real de usuários com as obras do corredor norte e terminal: 15% (em torno de 3.000 usuários/dia)
Total de usuários atuais beneficiados com os investimentos: 25.000 usuários do transporte coletivo

Corredor Oeste e Terminal Oeste (Água Verde)
Viagens ofertadas pelo transporte coletivo de Blumenau no eixo Gal.Osório: 400/ dia
Projeção de incremento real de usuários com as obras do terminal e corredor oeste: 15%(em torno de 2.000 usuários/dia)
Total de usuários atuais beneficiados com os investimentos: 18 mil usuários do transporte coletivo.

Texto: Tarciso Souza
Fonte : Blumenews

Nenhum comentário: