sábado, 21 de janeiro de 2012

Rede de esgoto cobrirá 40% de Blumenau até 2012




Duas das três estações que vão compor o sistema de tratamento de esgoto de Blumenau devem ficar prontas até julho. A estação do Distrito do Garcia, construída no início da década de 1990 passa por obras de reformulação para ampliar o atendimento às regiões Sul e central. No Bairro Fortaleza, uma nova estrutura é construída e atenderá a Velha e parte da região Norte. Com isso, a Foz do Brasil pretende ligar até julho todos os 11 bairros por onde já passaram as obras de implantação da rede. A ligação das casas com a rede principal será feita gradativamente. Até o fim do ano, a cobertura do sistema de saneamento passará dos atuais 5% para próximo de 40% da população com esgoto tratado. Só a Estação de Tratamento de Esgoto do Garcia, que hoje atende 9.613 moradores do distrito, beneficiará 64 mil pessoas da região.
Desde que começaram as obras, em junho de 2010, foram implantados 88 quilômetros de tubulação em 310 ruas, ao custo de R$ 50 milhões. Apesar do avanço, o número está aquém do que foi prometido pela Foz e pela prefeitura em abril de 2010. A intenção era encerrar 2012 com 60% da população atendida pelo serviço.
– Os 20% que faltam são parte da prefeitura e começaram a ser executados pelo PAC, mas os recursos foram suspensos pelo Ministério das Cidades – explica o prefeito João Paulo Kleinübing, também presidente da Agir, agência reguladora criada pelos municípios do Médio Vale para fiscalizar obras de saneamento.


Até 2027, toda a cidade precisa ter rede de tratamento


Os convênios do PAC e da Fundação Nacional de Saúde, no valor de R$ 40 milhões, foram bloqueados após a concessão dos serviços à Foz do Brasil. Previam a construção de quatro estações de tratamento para atender 40 mil pessoas. Foram concluídas obras como a implantação de rede na Rua José Reuter, na Velha, e na Itoupavazinha, além de construção de estações no Fidélis e Rua Araranguá, mas nem todas estão operando segundo o Samae. O contrato de concessão com a Foz assegura a implantação completa da rede até 2027.
– O cronograma está sendo reavaliado. Nossa intenção é adiantar os trabalhos, só não há como dar prazos ainda – acredita o diretor de Operações da Foz, Antonio Carlos Brandão de Alencar.
A estação do Garcia terá capacidade 10 vezes maior. Embora a meta seja entregá-la em julho, se o clima colaborar, as obras serão concluídas em abril. A última estação será na Rua 1º de Janeiro, responsável pela região Norte, com construção prevista para 2013. Quando a ligação da rede principal até as estações da Fortaleza e do Garcia forem finalizadas, funcionários da Foz do Brasil passarão nas casas para autorizar a ligação. A partir da notificação, os proprietários terão 90 dias para aderir ao sistema. Quem desrepeitar a determinação será notificado e multado.

CRISTIAN WEISS - Fonte : Jornal de Santa Catarina


Blumenau despeja 40 mil litros de esgoto por dia em rios e ribeirões



Blumenau responde por 25% de toda a carga poluidora da Bacia do Rio Itajaí-Açu. Segundo levantamento do Samae e da Foz do Brasil, a cidade despeja cerca de 40 mil litros de esgoto por dia nos rios e ribeirões.
Em outubro, técnicos da Foz percorreram o Rio Itajaí-Açu, do Vorstadt à Usina do Salto, para mapear os pontos onde há despejo de água nas tubulações pluviais. Como muitas moradias não têm sistema adequado para destinação dos dejetos, parte do esgoto ainda é lançada nas galerias que deveriam conduzir somente água da chuva. Foram detectados 65 pontos. As áreas passaram a ser monitoradas por técnicos que recolhem amostras da água.
– O monitoramento vai ser feito para caracterizarmos o grau de poluição. Os dados servirão para mostrar que o saneamento é indispensável – analisa o diretor operacional da Foz, Antonio Carlos Brandão de Alencar.
Em Santa Catarina, Blumenau está no 14º lugar em tratamento de esgoto. Com o início das operações das Estações do Garcia e da Fortaleza, previstas para começar a funcionar em julho, a intenção é alcançar o quarto lugar no índice.


Fonte

Nenhum comentário: