quinta-feira, 5 de maio de 2011

Retorno de impostos por estado

A tabela abaixo foi compilada com base em números da Receita Federal e do Portal Transparência Brasil. Tem base no ano de 2010. Mostra a arrecadação de cada estado/região do Brasil e o retorno que obtêm do Governo Federal.
Os números falam por si e não é necessário dizer que o norte-nordeste do Brasil são sustentados pelo sudeste-sul. Todos sabem disto, mas dói de verdade olhar esses números e saber que nossa rica região anda em estradas precárias, tem escolas medíocres, pouca segurança pública e um sistema de saúde em colapso total. 
Se em um ano nosso dinheiro ficasse aqui, teríamos padrão europeu de vida, em todos os sentidos. A cada ano, Santa Catarina perde 12 bilhões de reais. Daria para arrumar muita coisa aqui com isso. Olhem a tabela e chorem comigo (clique para ampliar) :


É ou não é para ter certeza de que a maior desgraça do Brasil são os políticos que nos representam ? Maior do que qualquer tsunami, terremoto, tornado ou catástrofe natural que possa se abater sobre o Brasil.
O triste é saber que não é pelo voto que o Brasil mudará. Enquanto o maior programa de compra de votos do mundo (bolsa-família e cia) não for melhor pensado, o Brasil jamais mudará.

Nenhum comentário: