terça-feira, 24 de maio de 2011

Crescem ataques malware contra usuários Mac


Conforme os computadores Mac vão aumentando sua popularidade entre os usuários, seu sistema cada vez mais se torna alvo de ameaças virtuais.
A empresa de segurança Sophos apontou os mais recentes golpes envolvendo usuários Mac e um dos principais motivos para a disseminação das pragas é justamente o fato de haver uma cultura em torno dos produtos da Apple e que faz com que usuários de computadores acabem não utilizando programas antivírus, tornando-se um alvo em potencial para os criminosos. 
Uma nova modalidade de ataque ocorre através de um programa chamado Mac Defender, que pode possuir diversas variações de nome, incluindo Mac Protector.
O malware se infiltra nos computadores Mac através de resultados falsos em buscas no Google Images ou por um pop-up da internet que convence a vítima de que sua máquina está infectada com um vírus e que será necessário baixar um programa antivírus para se livrar da praga.
Muitas vezes o pop-up não espera nem a resposta do usuário, se aceita ou não instalar o antivírus, e já inicia o download diretamente na máquina da vítima.
Especialistas afirmam que o Mac Defender parece com uma aplicação genuína para sistemas Mac OSX e que não há sinais de que seja de fato um malware, pois nenhuma palavra está digitada errada e a concordância gramatical é aceitável.
“No ambiente da segurança nós vemos este tipo de ataque a todo instante nos sistemas Windows. Mas acredito que a comunidade de usuários Mac não possui muita experiência com este tipo de scam”, conclui Joel Esler, pesquisador da Sourcefire Vulnerability Research Team. 

Nenhum comentário: