segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Blumenau fica na quarta posição entre as 100 maiores cidades brasileiras

Blumenau ficou em 4º lugar (Foto : Eraldo Schnaider)
O ranking das 100 maiores cidades brasileiras - BCI100, elaborado pela Delta Economics & Finance, que avalia um conjunto de 77 atributos distribuídos em dez dimensões, foi divulgado na edição de outubro da Revista America Economia e traz mais uma importante notícia para Blumenau: o município ficou em 4º lugar geral, entre as 100 maiores cidades do país. Além disso, recebeu a maior pontuação do estudo na dimensão econômica. Outro quesito no qual Blumenau recebeu alta pontuação foi em bem estar. As notas obtidas nesses dois aspectos foram decisivas para inserir Blumenau entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil. 

Blumenau é o único município catarinense no ranking das 10 mais do Brasil. O objetivo fundamental do BCI100 é "consolidar" diversos atributos (variáveis) das cidades em um índice que permita mensurar as diversas dimensões do processo de desenvolvimento socioeconômico e, claro, dos seus habitantes. O foco principal é, sem dúvida, mensurar as reais condições de vida local. "Para a elaboração do ranking, foram utilizados dados e indicadores oficiais recentes. Todas as fontes estão relacionadas no corpo do artigo, sendo de fácil replicação", destaca Cláudia Regina Belucio Araujo, consultora da Delta Economics & Finance. 

As 100 cidades que fazem parte do BCI100 foram selecionadas com base no ordenamento das cidades de acordo com a população residente, levando-se em conta os dados do Censo 2010. Nesse ordenamento, foram considerados todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis, de fontes oficiais. Os 100 maiores, base deste estudo, têm mais de 200 mil habitantes (o maior é São Paulo (SP), com 11.253.503 de habitantes, e o menor município incluído no estudo é Juazeiro do Norte (CE), com 249.939 habitantes).  O BCI100 está publicado na Revista América Economia do mês de outubro, nas bancas e também é acessível através do link: 
http://americaeconomiabrasil.com.br/rankings/maiores-e-melhores-cidades-brasil-2014/

Os 10 mais do Brasil, segundo estudo da Delta Economics & Finance:

1º Santos 
2º Belo Horizonte 
3º Jundiaí 
4º Blumenau 
5º Campinas
6º São Bernardo do Campo
7º Mogi das Cruzes
8º Mauá
9º Curitiba
10º Santo André

Fonte : Prefeitura de Blumenau

Nenhum comentário: