segunda-feira, 24 de novembro de 2014


Blumenau realiza nesta terça-feira, dia 25, o Seminário Sobre Mobilidade Urbana – Mover com dignidade. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para analisar e debater os desafios da mobilidade urbana na construção de cidades sustentáveis e com qualidade de vida, em Santa Catarina. O Seminário acontece das 18h às 22h, no auditório do Bloco J da FURB. A entrada é gratuita.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, considera bastante oportuna a realização do Seminário na cidade, porque Blumenau tem vários projetos na área, e que estão sendo desencadeados em parceria com o Seterb, secretarias de Obras e Serviços Urbanos. Todas as ações vão resultar no Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau, que será regido pela Lei Federal 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

No Seminário está confirmada a participação de três palestrantes de renome: Paulo Sérgio Custódio, de Florianópolis, Ricardo Corrêa, da TC Urbes – empresa especializada em mobilidade, e Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá e especialista internacional em mobilidade urbana. A promoção é do Grupo RIC.

Um dos palestrantes, Paulo Sérgio Custódio, tem 40 anos de experiência internacional em planejamento e desenhos de sistemas de transportes públicos urbanos, incluindo metrô, trens e ônibus. Foi diretor de planejamento de sistemas de BRT (corredores de trânsito rápido de ônibus) para a Colômbia, Bolívia e Tanzânia, além de ser consultor para implantação de BRT´s no México, Indonésia, África do Sul, Paraguai e Argentina. Como especialista em sistemas de transporte público urbano, dirigiu também o programa para transporte sustentável em grandes cidades chinesas. Hoje é coordenador técnico do Plano de Mobilidade Urbana na Grande Florianópolis e consultor junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outro palestrante, Ricardo Corrêa, é Mestre em Planejamento Urbano e Regional, consultor da TC Urbes, empresa que desenvolve planos e projetos de humanização de cidades em todo o território nacional. A TC Urbes foi escolhida em 2014 pela revista Exame, como uma das cinco empresas de pequeno e médio porte de maior impacto na sustentabilidade, no país. É uma empresa de consultoria em urbanismo especializada em mobilidade, acessibilidade e requalificação do espaço urbano. Atua em diferentes escalas, sempre priorizando a relação do indivíduo com a cidade e buscando integrar necessidades sociais, ambientais e técnicas a estratégias de viabilização econômica. Com foco em soluções de transporte por modos suaves, integração intermodal e no compartilhamento democrático do espaço pelos seus diversos usuários, a empresa procura contribuir para o desenvolvimento da sociedade, concebendo e desenhando cidades mais humanas, sociáveis e acessíveis. Ricardo é também coautor do livro A bicicleta e as cidades e criador da bicicleta urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras.

Já Enrique Peñalosa é economista, historiador e especialista em administração pública. Foi prefeito de Bogotá e sua gestão deu ênfase ao desenvolvimento urbano sustentável, com foco em infraestrutura urbana e espaço público, tornando-se um sucesso reconhecido mundialmente. Construiu ciclovias e o sistema Transmilênio de Transporte Coletivo, em Bogotá. Atualmente é presidente do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, uma organização internacional de apoio ao planejamento urbano, com atuação em diferentes países.

Fonte : Prefeitura de Blumenau

Os debates são muito importantes para termos um planejamento de mobilidade urbana para longo prazo. Só espero que os participantes saiam cedo de casa, senão chegarão atrasados por conta do trânsito intenso em Blumenau perto das 18 horas.

Nenhum comentário: