segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Parklets no centro de Blumenau

Parklet na frente do Carlos Gomes (foto : Walter Carlos Weingaertner)

Um parklet, extensões temporárias de calçada que promovem o uso do espaço público, ocorreu na Rua XV de Novembro em frente ao Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. O espaço temporário foi organizado pelos acadêmicos do quinto semestre de Arquitetura e Urbanismo da Furb na sexta-feira de manhã. 

O objetivo do grupo é conscientizar as pessoas sobre a importância dos espaços públicos pensados para as pessoas e de cidades mais saudáveis. De acordo com o professor Christian Krambeck, 22 pessoas participam da ação que pretende incentivar a reflexão sobre o uso da cidade. 

— Queremos divulgar o questionamento e promover a discussão sobre como as cidades estão sendo aproveitadas pelas pessoas — ressalta. 

Conscientização
A intervenção que começou às 7h30min segue até as 11h30min e conta com um cordel e distribuição de pílulas urbanas — com mensagens que instigam a pensar sobre os espaços públicos e o modo de vida nas cidades. O grupo Sinergia Urbana incentiva e apoia estas iniciativas. 

O Parklet Day, outra ação do grupo de acadêmicos, será sábado de manhã na Rua XV de Novembro, em frente ao Bradesco. As três vagas de estacionamento serão ocupadas por pessoas.

Fonte : Jornal de Santa Catarina

Ótima iniciativa ! Espero que eles se tornem definitivos e preparem a população para uma futura rua XV de Novembro em formato de calçadão, tirando definitivamente a passagem de veículos.

Nenhum comentário: