sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Volta do incentivo ao falso enxaimel é discutida

Foto: Artur Moser
O assunto voltou à tona. A Comissão Especial de Revitalização do Centro Histórico da Câmara de Vereadores retomou antiga discussão sobre um possível incentivo para quem adotar nas fachadas algo que lembre o tradicional estilo enxaimel.
Como exemplos, temos o Castelinho da XV e o prédio da prefeitura. Incentivo semelhante já foi concedido em décadas passadas e fez com que vários prédios do Centro adotassem o enxaimel de mentirinha.
O presidente da comissão, vereador Beto Tribess (PMDB), defende que algo deve ser feito para valorizar elementos relacionados a nossa origem germânica.
Disse que o grupo já se reuniu com arquitetos da Secretaria de Planejamento para discutir um possível incentivo ao enxaimel nas fachadas, mas a ideia não teria sido bem recebida. Defendem os profissionais que o melhor é valorizar o enxaimel autêntico e que construir falsas fachadas não significa manter tradições e enaltecer a cultura germânica.
Tribess não dá a discussão por encerrada e deve promover outras conversar sobre o tema.
Cuidado é bem-vindo nessa hora. Se for pra incentivar fachadas como a da nova sede dos Correios, melhor recuar

Fonte: Blog do Pancho

Acho que não cabe mais nos dias atuais construir no estilo enxaimel original. Os tempos são outros, as técnicas construtivas e materiais idem.
Cito como exemplo Frankfurt, onde preservam os belos prédios antigos ao lado de moderníssimas torres envidraçadas com 300 metros de altura. Cada época tem sua característica. E pode-se misturar as duas sem prejuízo à arquitetura antiga.

Ficar preso a uma época é regredir e não aproveitar os benefícios das descobertas de novas formas de construir e de novos materiais. Chega do “enxaimelóide”.
Sempre imaginei que Blumenau seguisse o exemplo de Frankfurt :

Foto: Tripadvisor

Foto: Tripadvisor
Foto: Tripadvisor

Nenhum comentário: