sábado, 21 de setembro de 2013

Monitoração das barragens

Eu acompanho com bastante frequência, durante o ano todo, o site de monitoramento das barragens que compõe o sistema de prevenção de cheias do Vale do Itajaí.
No início funcionava que era uma beleza. As câmeras monitoravam 24 horas com imagens das barragens, até de madrugada, registrando o breu durante várias horas. Com o tempo as câmeras começaram a pifar e deixaram registrando somente durante o dia. Duas câmeras pifaram desde setembro de 2012 e a da barragem de Taió quase não registra imagens tamanha quantidade de teias de aranha na frente da imagem.
E justamente quando mais precisamos, o site simplesmente é desativado.



Dá para ver a importância que esse órgão público, o Deinfra, dá para a região do Vale do Itajaí. Como confiar em previsões de outro órgão público, a Epagri-Ciram ?
Se fosse em empresa privada, estava todo mundo na rua.

Resumindo, terça-feira dia 24/09/2013, quando o risco de cheias estiver afastado, o site volta ao ar com todas as câmeras funcionando.  Para novamente monitorar o breu da madrugada e as teias de aranha nas câmeras, para novamente começar a pipocar e lentamente deixar de monitorar os recursos. 
Isso só até a próxima ameaça de enchente, quando novamente deixará de funcionar.
Rio Itajaí-Açú no centro de Blumenau com 6,15m no dia 21/09/2013
Foto: Giovanni Silva
Edit : a situação é ainda pior do que poderíamos imaginar. Hoje dia 03/10/2013 nem sinal de que o site volte a funcionar. Pelo jeito o Deinfra desistiu completamente de tornar público o monitoramento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Terça ou quarta a gente vai poder ver a situação das barragens... tem que rir para não chorar das coisas que acontecem neste país. Tem horas que dá uma vontade de ir embora, um desânimo... Mas sigamos em frente brigando para melhorar essa "bagaça".