terça-feira, 3 de setembro de 2013

Microsoft compra por US$ 7,18 bi unidade de smartphones da Nokia

O CEO da Nokia, Stephen Elot (à esquerda), cumprimenta o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia. (Foto: Luke Macgregor / Reuters)
A finlandesa Nokia venderá sua unidade de smartphones e celulares ao grupo americano Microsoft por US$ 7,183 bilhões de dólares (5,440 bilhões de euros), informou a empresa europeia em um comunicado.
A venda, "em dinheiro", incluirá a totalidade das patentes da ex-número um do mundo em smartphones e celulares, que se concentrará agora em serviços e redes, "o melhor caminho para se avançar, tanto para a Nokia como para seus acionistas", segundo o presidente do grupo, Risto Siilasmaa.
A Nokia também anunciou a saída imediata de seu diretor-executivo, Stephen Elop, que será substituído interinamente por Risto Siilasmaa.
Cerca de 32 mil funcionários da Nokia esperam ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4.700 que trabalham na Finlândia, destacou o grupo.

Fonte : G1

Talvez seja o fato mais relevante da história dos celulares nos últimos anos. Desde meu primeiro aparelho de celular, um Nokia DH-668, nunca imaginei que um dia o gigante e sinônimo de celular Nokia fosse ser da Microsoft. Sai um grande player do mercado. Tenho dúvidas se a Microsoft conseguirá manter a tradição do nome Nokia no mercado. Me lembra muito a força da marca Atari nos anos 80. Hoje nem se ouve falar mais. Fica a lembrança de uma grande marca.

Nenhum comentário: