terça-feira, 9 de julho de 2013

Blog do Puchalski : A chuva de julho de 1983

Há 30 anos atrás SC teve chuva forte em todas as regiões, mas principalmente o Vale do Itajaí sofreu com os problemas do excesso de chuva. Abaixo um mapa da chuva ocorrida em Julho de 83 para ilustrar o quanto de chuva caiu em SC. Observem os volumes extraordinários acumulados:


Na faixa do verde escuro, e preste atenção que é uma grande área do centro de SC, só naquele mês choveu mais de 600 mm. Para vocês terem ideia, 1 mm é 1 litro de água por metro quadrado. Como comparação o normal de chuva em julho em SC é 100 a 160 mm, ficando o Vale do Itajaí com 110 a 130 mm.
Perceberam que tivemos quase 6 vezes mais chuva que o normal?
Abaixo fotos daquela enchente em Rio do Sul. Estas fotos também estão disponíveis no site da Prefeitura de Rio do Sul:






Muito importante destacar que uns meses antes o estado já passava por chuva acima da média. Em Junho de 83 os volumes chegaram a ficar entre 50 e 100 mm acima do normal. Em Maio foram 100 mm a mais que o padrão. Percebem como já vinha chovendo muito !!

O QUE PODE TER OCORRIDO?

De cara penso num dos mais fortes El Niño da história: El Niño 82-83.
Lembro que El Niño é um fenômeno que se caracterisa pelo aumento dos volumes de chuva sobre o sul do Brasil. É um fenômeno um pouco complicado para um leigo entender, mas é uma ação global, ou seja, temos alterações no comportamento do oceano pacífico na linha do equador, as águas aquecem, e também mudanças na atmosfera nesta mesma região. O mapa mostra o local de monitoramento: Região entre Austrália e Peru.



Esta alteração no oceano e na atmosfera afeta os fenômenos meteorológicos mudando o clima de diversas regiões, vários países. Aqui no Brasil traz este efeito de aumentar a chuva em SC.
Pela teoria, em anos de El Niño clássicos temos as frentes frias, sistema de chuva e não frio, bloqueadas na altura de Santa Catarina pela ação de ventos fortes em altitude, ou seja, estas frentes não conseguem subir até o centro do Brasil e ficam vários dias sobre SC provocando chuva. Lembro relato que falam que foram mais de 30 dias de chuva!!
Temos aqui uma explicação. No entanto, na meteorologia é importante ficar atento pra tudo...dificilmente temos uma única explicação. O que temos é uma atmosfera muito dinâmica e conectada!!

Fonte: Blog do Puchalski

Olhando esse volume de chuva que ocorreu em 1983, imagino o que teria acontecido em 2008 se a chuva tivesse ocorrido na mesma área com esses volumes. Talvez teríamos tido em 2008 a maior enchente de todas se essa chuva tivesse sido acima do médio Vale do Itajaí. Como a chuva se concentrou na faixa do litoral, a tragédia não foi ainda muito pior. O porém de 2008 foi que choveu praticamente 600mm em 3 dias, e não em todo o mês como ocorreu em 1983.
Fica a lição. Precisamos investir em prevenção, pois algum dia pode chover 600mm em 3 dias em todo o Vale do Itajaí. Aí é bom nem imaginar esse volume de água descendo lá do alto Vale.

Nenhum comentário: