quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saiba como vai funcionar o Centro de Operações de Blumenau

Projeto de R$ 30 milhões abrange tecnologia e integração entre setores da segurança
Blumenau irá receber um Centro de Operações equipado com o que há de mais moderno disponível no País. Essa é a expectativa de Marcelo Schrubbe, secretário da Defesa do Cidadão (Sedeci) que, em entrevista ao Jornal de Blumenau, explicou como irá funcionar o projeto, apresentado ao público pelo prefeito Napoleão Bernardes nesta terça-feira (09/07/2013), como parte dos eventos do Dia Municipal de Defesa Civil.
O Centro de Operações será instalado na antiga sede da Câmara dos Vereadores. O projeto irá abranger um total 22 entidades do município como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Samu, Samae, Serviços Urbanos, entre outros, que terão um representante à disposição 24 horas por dia.
Marcelo Schrubbe acredita que, para a implantação de todo o projeto, incluindo a instalação dos cabos de fibra ótica, das câmeras de monitoramento, dos softwares e hardwares para equipar as salas, serão necessários R$ 30 milhões.
Do total, R$ 10 milhões serão captados junto ao Ministério da Justiça e R$ 20 milhões do Ministério da Integração Nacional.
O objetivo é colocar o sistema em funcionamento a partir do próximo ano.
Ainda na fase de desenvolvimento, uma equipe foi para o Rio de Janeiro conhecer o Centro de Operações carioca. Lá, há um centro da cidade e outro do Estado. A principal diferença para o projeto blumenauense, conforme Schrubbe, é que aqui a força do Estado estará junto com a municipal.

Funcionalidades
Schrubbe afirma que o Centro de Operações irá funcionar em quatro eixos.
O primeiro deles é o de Segurança Pública. A principal meta para essa área é a instalação de cabos de fibra ótica que irá cobrir 100% da cidade e câmeras de monitoramento, posicionadas em frente à escolas, unidades de saúde e Centros de Educação Infantil (CEI). O secretário explica que serão câmeras inteligentes, capazes de identificar um padrão e tudo que estiver fora do normal, como uma aglomeração de pessoas, volume grande de carros, ou em alta velocidade, será captado pelo equipamento, que notificará a central instantaneamente.
Para se protegerem em situações de assalto, os comerciários da cidade poderão adquirir rádios de comunicação usados pela polícia e notificá-la. Basta comprar o modelo e levar à central para que o equipamento seja codificado de acordo. “Dessa forma, se houver um assalto a um posto de gasolina, o dono pode acionar a polícia pelo rádio. Mesmo em casos mais perigosos, com bandidos apontando armas para reféns, o aparelho conta com um botão de “pânico” que, quando acionado, notifica a polícia automaticamente informando o local do assalto”, esclarece Schrubbe. 

O segundo eixo é o de trânsito. Entre as ações, será possível controlar e interferir diretamente nos semáforos de toda a cidade, em casos de queda de energia, por exemplo, ou em situações de emergência. “Será possível rastrear o caminho de uma ambulância transportando uma vítima.
Outro objetivo é implantar um sistema que integre as câmeras de monitoramento com a base de dados do Detran para reconhecer as placas dos veículos que trafegam nas ruas e verificar se estão de acordo com a cor e modelo cadastrados. A medida servirá para identificar veículos roubados e adulterados.
A Defesa Civil é outro eixo do centro que irá trabalhar no monitoramento de rios e encostas e na previsão do tempo. Outro espaço será destinado aos serviços da prefeitura. Todos os carros, motos, e máquinas públicas terão GPS e serão rastreados diariamente.

Vantagens

Integrando todas as áreas no Centro de Operações, será possível um tempo de resposta muito mais rápido em casos de crise ou acidentes. “Com as câmeras de monitoramento é possível descobrir um acidente em que um carro cai em um buraco, por exemplo. Nesse exato instante, a equipe do Corpo de Bombeiros é notificada para resgatar a vítima. Pelo GPS, é possível identificar se há alguma máquina da prefeitura trabalhando em algum local próximo e notificá-la para que ajude na remoção do veículo. Ao mesmo tempo, a polícia também estará à caminho antes mesmo de algum cidadão que presenciou o acidente conseguir notificar os bombeiros ou a polícia”, aponta o secretário.
A imprensa também terá seu espaço no Centro de Operações. Duas salas serão montadas para permitir a realização de unidade móvel, dar a previsão do tempo utilizando os mapas da central e ancorar um jornal em tempos de crise, como enchentes.
Uma das câmeras de monitoramento também estará disponível para toda a comunidade, que poderá acessá-la pela internet.
Até os radioamadores serão importantes em casos de falhas técnicas do sistema e para garantir a redundância.
Apesar de toda a tecnologia, Schrubbe garante que os radioamadores irão continuar servindo de apoio em casos de falhas técnicas e como forma de redundância. “Vamos investir em sistemas para redundância, geradores e no-breaks para garantir o constante funcionamento do sistema. Mas em caso de falhas, os radioamadores serão de muita importância. Inclusive, está prevista a instalação de uma antena fixa na sede da prefeitura”, destaca.

Fonte : Jornal de Blumenau

Ótima iniciativa. Espero que realmente se concretize.

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