sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Computador pessoal faz 30 anos

Para Mark Dean, designer da IBM que ajudou a criar o formato, PC será substituído por um centro de computação

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o aniversário de 30 anos da estreia do primeiro computador pessoal. Em 12 de agosto de 1981, a IBM divulgou no hotel Waldorf Astoria, em Nova York (EUA) o famoso "5150 PC".

A versão básica do primeiro PC (personal computer), que chegou ao mercado custando US$ 1.565, dispunha de uma memória RAM de 16 kilobytes – para se ter uma ideia, o iPhone 4 tem uma capacidade 32 mil vezes superior – sem porta para disquete nem disco rígido, um preço no qual nem sequer incluía o monitor (tinha um cabo para conectá-lo à televisão), que era vendido à parte.
Em 1982, um ano depois do lançamento do PC, a Compaq (então Texas Instruments) apresentou o primeiro computador portátil, que também utilizou processadores da Intel e software da Microsoft, e que em apenas 12 meses vendeu 53 mil unidades, cada uma pesando 13 quilos. O plano de negócio da IBM estimava vendas de 240 mil exemplares de seus PC entre 1981 e 1986, mas o sucesso de seu "5150" superou as expectativas, que alcançou esse número no primeiro ano.


Futuro
Atualmente, há cerca de um computador pessoal per capita nos EUA. No entanto, pesquisa da IDC registrou uma redução de 4,4% nas vendas de PCs no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período de 2010.
Em artigo publicado nesta semana no blog “Building a Smart Planet”, o diretor tecnológico da IBM para Oriente Médio e África, Mark Dean, manifestou que 30 anos após trabalhar no primeiro PC, esses aparelhos ficaram defasados.
“Estou orgulhoso que a IBM decidisse abandonar o negócio dos computadores pessoais em 2005 e vendesse nossa divisão da PC para Lenovo”, disse Dean. “Quando ajudei a projetar o PC nunca pensei que viveria o suficiente para ser testemunha de sua queda, mas apesar disso, os PCs continuarão sendo muito usados, vão seguir o mesmo caminho que a máquina de escrever e os discos de vinil”, comentou o engenheiro.
“Meu computador principal agora é um tablet”, afirmou Dean, que prevê que o futuro da tecnologia vai além dos PCs, tablets e dos smartphones. “Está ficando claro que a inovação cresce melhor não nos dispositivos, mas nos espaços sociais que há entre eles, onde as pessoas e as ideias se encontram e interagem. É aí onde a computação pode ter o impacto mais poderoso”, assegurou.

Os dias do computador pessoal estão contados, garante Mark Dean, designer da IBM que trabalhou no projeto do primeiro PC, o modelo 5150, lançado em 12 de agosto de 1981. A afirmação foi publicada no blog oficial do designer como uma forma de homenagem pelos 30 anos do dispositivo. "Os PCs estão indo na mesma direção da máquina de escrever, dos discos de vinil e das lâmpadas incandescentes", comparou Dean.
Ele reconhece a importância histórica dos PCs, responsáveis pela criação de um ambiente propício para a nova geração de dispositivos, mas afirma que o sistema será substituído por um centro de computação e não por um novo aparelho. As grandes inovações, destaca o designer, estão surgindo em espaços sociais. Segundo o especialista, os PCs continuarão sendo utilizados pelas pessoas, mas não reconquistarão o espaço de líder na vanguarda da computação. 
O vice-presidente de comunicação corporativa da Microsoft, Frank Shaw, também utilizou o blog de sua companhia para registrar o trigésimo aniversário dos PCs. Ele afirmou que a disseminação de novos dispositivos, associados à tecnologia da informática, marca o início de uma fase nova era, chamada PC-Plus. 


Fonte

Nenhum comentário: