sábado, 1 de junho de 2013

Torre da Matriz completa 50 anos

Foto de Fabiano Koball
Imponente e com a finalidade de nortear e convidar a comunidade a subir a escadaria e entrar na igreja, a torre da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, completa 50 anos em 1 de Junho de 2013. A estrutura, que virou cartão-postal da cidade e pode ser vista de diversos ângulos, tem 45 metros de altura e foi totalmente construída com blocos de granito rosa. Inaugurada dia 1º de junho de 1963, dois anos e nove meses após o início da construção, a estrutura foi erguida com o esforço braçal dos operários.
Um deles foi o pedreiro Evandi Giacomossi, que, aos 20 anos, ajudou a carregar blocos de pedra de aproximadamente 150 quilos. Hoje, aos 70 anos, recorda com perfeição o passo a passo da execução da obra e revela que um dos momentos mais marcantes foi a colocação da cruz e dos sinos ao final do serviço:
– Colocávamos os blocos de pedra em carrinhos de mão e seguíamos até o elevador de serviço que içava a pedra. No andaime, o trabalho era mais delicado por causa da altura, já que naquela época não se exigia equipamento de segurança. Com a obra terminada, foram colocados os três sinos e a cruz feita com três blocos de pedra. Foi emocionante ver o término de uma obra histórica.

 

Fonte : Jornal de Santa Catarina

2 comentários:

Joitiro Abe disse...

Como é feita a manutenção dos relógios e sinos da torre?
Há alguma passagem interna até os altos?

Charles Ringenberg disse...

Tem uma passagem interna para a parte superior.