sábado, 8 de junho de 2013

Conheça a história das construtoras mais antigas ainda em funcionamento em Santa Catarina

O engenheiro Jayme Antunes Teixeira fundou sua construtora em 1961, na cidade de Tubarão
Foto: Daniel Conzi
Você consegue imaginar como eram as cidades catarinenses há mais de 50 anos? Sem dúvida, a transformação deve impressionar até os que acompanharam de perto tantas mudanças. É o caso de Jayme Antunes Teixeira, de 84 anos, que ajudou a construir, literalmente, parte de Santa Catarina.
Em 1961, o engenheiro mecânico, elétrico e civil queria ter o seu próprio negócio e resolveu apostar em uma área que ainda engatinhava no Estado: a da construção civil. Abriu, então, uma empresa de engenharia em Tubarão, no Sul do Estado. Entre as associadas dos sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de todo Estado, a Jat Engenharia, sob o comando de Teixeira, é uma das mais antigas que ainda está em funcionamento. A primeira obra da empresa foi edificada na Vila dos Trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de Tubarão, em 1962. A empresa começou atuando como empreiteira e construiu diversos grupos escolares nos municípios da região, além de postos de fiscalização na BR-101. Em 1970, o escritório da Jat foi transferido para Florianópolis para facilitar o serviço, já que uma viagem até Tubarão chegava a durar um dia.
— Eu assisti ao desenvolvimento do Brasil em uma época espetacular. O país era praticamente uma colônia naquela época. Hoje temos grandes cidades — conta Teixeira, que considera o Condomínio Michelangelo, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, o destaque da Jat.
Atualmente, Teixeira é o presidente da empresa e conta com o apoio da filha Marília, que é arquiteta, e da neta Gabriela, administradora de empresas que pretende seguir os passos do avô.
Fundada em 1959, em Blumenau, a Stein Empreendimentos Imobiliários é uma das pioneiras no Estado. Recebeu inicialmente o nome do atual diretor-presidente da empresa, o engenheiro Egon Alberto Stein. Anos depois, em 1967, passou a ser chamada de Stein Empreendimentos Imobiliários. As primeiras obras executadas pela construtora foram a ampliação da Empresa Industrial Garcia, em Blumenau, cujo parque fabril foi comprado posteriormente pela Artex. Na sequência, a construtora pavimentou e implantou a rede de coleta de águas pluviais da Avenida Beira-Rio de Blumenau. A obra foi considerada um desafio para a época, pois incluía o desmonte de rocha e transporte fluvial.
Outros emprrendimentos erguidos pela construtora e que merecem destaque são a Catedral Madre Paulina, em Nova Trento; a empresa de motores elétricos WEG, em Guaramirim; a Ponte do Tamarindo, em Blumenau; e o Estaleiro Navship, em Navegantes. Atualmente, a Stein tem obras em diferentes cidades do país. Uma delas é o Flamboyant Residence, em Blumenau, um prédio de 14 andares de alto padrão.
Em Florianópolis, uma das construtoras que acompanhou o crescimento da cidade foi a Formacco, fundada em 1972. Ela começou suas atividades como empreiteira pública e, em 1980, entrou de vez no ramo da incorporação imobiliária com a construção do Edifício Giuliana, no Bairro Estreito.
— A maior dificuldade na época era conseguir o financiamento para executar a obra. Hoje as dificuldades são as inerentes ao próprio ramo. Mas sempre procuramos executar as obras dentro de nossa capacidade técnica e financeira — explica o gerente comercial da construtora Formacco, Aluísio Wollinger.
Conforme ele, o crescimento anual de 10% da empresa tem explicação: a Formacco procura se adaptar ao mercado e ao perfil dos seus clientes.
Outra construtora nascida na Capital nos anos 1970 foi a Cota Empreendimentos Imobiliários, fundada pelo empresário Joci José Martins. A primeira obra entregue pela empresa foi na cidade de São José, em 1980. Dois anos depois, a Cota promoveu a entrega de seu primeiro empreendimento imobiliário em Florianópolis. Mais de duas décadas depois, em 2009, ela ampliou sua área de atuação para as cidades de Itajaí e Bombinhas. Neste ano, a Cota anunciou a parceria comercial com a rede Blue Tree para a construção de um hotel em Itajaí.

As pioneiras

Stein Empreendimentos Imobiliários
Fundação: 1959, em Blumenau
Metros quadrados construídos:
4,5 milhões
Número de funcionários: 114
Onde atua: em todo o Brasil

Jat Engenharia
Fundação: 1961, em Tubarão
Metros quadrados construídos:
Mais de 1 milhão
Número de funcionários: 30
Onde atua: Grande Florianópolis

Formacco
Fundação: 1972, em Florianópolis
Metros quadrados construídos: 
1,5 milhão
Número de funcionários: 60
Onde atua: Grande Florianópolis

Cota Empreendimentos Imobiliários
Fundação: 1974, em Florianópolis
Metros quadrados construídos: 
700 mil
Número de funcionários: 56
Onde atua: Grande Florianópolis,Itajaí e Bombinhas

*Foram consideradas as empresas com origem em SC e que ainda operam no Estado, segundo o Sinduscon.

Reportagem: Karine Wenzel
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: