sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ausência de baladas na praia Brava atrai investimentos


Pedro Rockenbach | pedro.rockenbach@diario.com.br
Jurerê Internacional e Praia Brava concentram as maiores riquezas por metro quadro na Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Os dois balneários abrigam imóveis milionários e infraestrutura invejável, mas diferem em um ponto: a discrição. Enquanto Jurerê oferece muita badalação, agito, movimento intenso na praia e centenas de mansões, a Brava disponibiliza condomínios de alto padrão, praia praticamente privativa e, principalmente, a falta de vida noturna.

— Não ter os beach clubs, como a vários em Jurerê, é um dos nossos argumentos na hora de vendar um apartamento. Quem vem para cá busca tranquilidade e discrição — destacou o corretor imobiliário Antonio Carlos de Farias.

O contrário de Jurerê, onde casas são maioria, na Brava os apartamentos predominam. São cerca de 20 condomínios no balneário. Alguns têm quase cem unidades e oferecem aos moradores uma infraestrutura que inclui restaurantes e bares.

O cotidiano longe dos holofotes torna a Praia Brava um lugar praticamente privativo. A maior parte dos frequentadores tem ou aluga um imóvel no local. Reflexo disso está nos estacionamentos. Estes ficam quase vazios mesmo com a praia cheia.

Boa vizinhança
Para quem vive a Brava há muitos anos, uma das melhores características do balneário é a aproximação entre os vizinhos.

— Aqui somos vizinhos de porta, nos conhecemos, fazemos amizade. Tenho amigas em Jurerê. Como lá um casa muito longe da outra, elas ficam mais solitária. Aqui todo mundo se conhecer explicou a artista plástica Leda Martorano, ao retornar da praia com mais dois amigos de condomínio.

Escondida atrás de um morro, a praia de cerca de 900 metros de extensão tem apenas um acesso. Isso facilita o monitoramento por câmeras de segurança espalhadas pelas ruas - sistema custeado pelo próprios moradores.

— Quem entra ou sai daqui está sendo acompanhado. Com isso, é mais fácil ainda manter a tranquilidade do lugar - ressaltou Farias.

Arrependido
O preço de apartamentos e casas na Praia Brava podem variar entre R$ 400 mil e R$ 4 milhões, dependendo da localização, do tamanho e se o imóvel tem vista para o mar. O engenheiro mecânico Elpídio Oscar, de 50 anos, possuía um imóvel na Brava há 15 anos, mas vendeu por causa da falta de infraestrutura na época.

— Havia muito menos gente do que hoje e a infraestrutura ainda era meio precária. Aí, resolvi vender para comprar na Praia do Ingleses, mais movimentada e mais estruturada — justificou Oscar.

O engenheiro mecânico mora em Santa Cruz do Sul (RS) e nos verões passa as férias no apartamento em  Ingleses. Porém, apaixonado pela pesca com rede, passa mais tempo na Brava praticando o hobby. Uma estação de tratamento de esgoto da Casan mantém a água do lugar limpíssima, principal qualidade da praia, segundo o engenheiro.

— Se eu estou arrependido de sair daqui? Talvez — brincou Oscar — Minha mulher fica falando que eu devo voltar para cá, já que gosto tanto de vir aqui. Mas hoje está complicado. O preço dos imóveis subiram muito.

Nenhum comentário: