segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Edifício Impala - Centro

Mais um prédio para a série "Edifícios Clássicos" de Blumenau. O Edifício Impala localiza-se na esquina das ruas Amadeu da Luz e XV de Novembro, no centro de Blumenau. Possui 13 pavimentos, sendo o térreo comercial com mezanino, 11 pavimentos de apartamentos residenciais e uma cobertura aproveitável para ambiente de festas.


Edifício Impala visto da rua XV de Novembro. Fogo : Google Earth
Entrada do Edifício Impala pela rua Amadeu da Luz, 18
O prédio foi construído na metade dos anos 60 para fins residenciais. A construtora responsável pela sua construção não consegui identificar, pois algumas pessoas relataram ser a construtora Censi, outros disseram ser a Coteli ou ainda a construtora Catamarã, sendo que todas já encerraram as atividades.

Nas fotos registrando a construção da Avenida Presidente Castelo Branco (a beira-rio) o Edifício Impala aparece como a única construção mais alta do final da rua XV de Novembro, como a mostrada abaixo.


Avenida Beira-Rio em construção. Foto : Arquivo Histórico de Blumenau
Seu térreo comercial na maior parte do tempo foi e é ocupado por estabelecimentos da área alimentícia (padaria, lanchonete) e tem seu charme por ficar numa esquina movimentada em área central. Hoje também um estabelecimento cartorário ocupa seu térreo.


Edifício Impala visto da rua São Paulo. Foto : Google Earth
A parede cega apontada para a rua São Paulo é bastante usada para placas publicitárias com forte iluminação noturna, como a mostrada na foto acima.

Pela sua história de mais de 50 anos presenciando a agitação do centro de Blumenau, ele merece estar na relação dos edifícios clássicos da cidade.

Nenhum comentário: