quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A vinda da UFSC para Blumenau e o mercado imobiliário

Prédio do IBES/Sociesc no bairro Jardim Blumenau que pode receber provisoriamente a UFSC em Blumenau
A UFSC anunciou que vai finalmente instalar um campus em Blumenau para oferecer inicialmente 5 cursos e 2 licenciaturas, já em março de 2014.
Está em negociação avançada com o IBES-Sociesc para utilizar a estrutura daquela instituição como sede inicial e provisória na cidade. Essa estrutura fica no bairro Jardim Blumenau, ao lado do centro da cidade. É o bairro que em conjunto com a Ponta Aguda tem os imóveis mais caros e de mais alto padrão de Blumenau. Próximo desse campus provisório existem poucos imóveis com perfil universitário para locação. E é pouco provável que sejam construídos imóveis com esse perfil porque é um local provisório.
A intenção da UFSC será adquirir um terreno próprio e construir seu campus. Já foi mencionado que pretende se instalar na região norte da cidade na região da Itoupava Central.
Foi um balde de água fria para as intenções de federalização da FURB, onde se almejava a incorporação da estrutura, professores e servidores pelo Governo Federal e começar a oferecer graduações e especializações gratuitas dentro da FURB.

Campus I da FURB. A federalização fica distante.
Frustrou também quem via como investimento imóveis para locação na região do Campus I, II e III da Furb (Victor Konder, Vila Nova e Itoupava Seca), deixando potenciais compradores e construtoras em dúvida à investimentos naquela região.
Fica a pergunta de como vai se comportar o mercado imobiliário diante destes novos investimentos na área da educação. As perguntas que mais recebo por email e pessoalmente sobre estas mudanças são as seguintes :

1) Investi num apartamento perto da Furb e agora a federalização não vai ocorrer. Perdi dinheiro ?
De jeito algum. Mesmo com a vinda da UFSC, a Furb é referência em qualidade de ensino e continuará a ser. Ela vai ter de se ajustar à concorrência, revisando custos e alguns cursos, mas é referência regional e continuará atraindo muitos alunos e toda a infraestrutura que um campus universitário precisa.
Vale lembrar ainda que imóvel é um bom investimento, ainda mais em uma área próxima do centro como é o caso dos Campus I, II e III da Furb. 

2) A Itoupava Seca, Victor Konder e Vila Nova terão o perfil dos imóveis alterados porque a UFSC vai investir na Itoupava Central ?
Não acredito que vá mudar o perfil dos imóveis desses bairros. O Victor Konder e Vila Nova estão recebendo imóveis de maior padrão para famílias devido à proximidade com o centro da cidade, mas isso se dará junto com edifícios de melhor custo/benefício para investidores que pensam em revenda futura ou para locação. Não terá mais o boom que teria com uma federalização da Furb, mas imóveis com perfil para investidores continuarão a ser lançados nesses 3 bairros específicos. Vamos lembrar que o Centro de Inovação de Blumenau será construído junto ao campus II da Furb, na Itoupava Seca. Também não ocorrerá o boom no valor do aluguel cobrado nesta região, que ocorreria se a FURB fosse federalizada. Mesmo assim o valor do aluguel na região é alto se comparado a outras regiões da cidade.

3) Devo procurar logo um imóvel como investimento na Itoupava Central ?
Por enquanto não são muitas opções de imóveis para locação na Itoupava Central, mas em breve devem surgir muitas opções. Todas com o preço já considerando um futuro campus da UFSC. Mas a região tem muito potencial e terrenos para construção. Eu indico a compra de imóveis com perfil de locação (1 dormitório, no máximo 2) em edifícios com condomínio baixo na região da Gustavo Zimmermann e Franz Volles, que começam a aparecer em maior quantidade. Muitos são construídos por pequenos empreendedores, o que demanda muita pesquisa e cautela na hora de comprar na planta. Verifique sempre na Prefeitura e Registro de Imóveis se o imóvel está regularizado e a idoneidade do construtor junto ao Procon ou órgãos de defesa do consumidor.
Outro ponto a considerar é quanto tempo levará para que de fato a UFSC construa seu campus nessa área. Como depende de dinheiro público, boa prudência é necessária porque pode levar muitos anos. Fica o exemplo do campus que está sendo construído na região sul de Joinville, com as obras demorando muito mais do que o previsto e diversas paralisações.
Espero que em breve as construtoras tradicionais de Blumenau também tenham mais lançamentos na Itoupava Central, o que ajuda na confiança do mercado na região.

Campus II da Furb no bairro Itoupava Seca
Todavia a instalação desse campus da UFSC em Blumenau é positivo em todos os sentidos. Estimula a concorrência, melhorará alguns preços do ensino, cria mais de 100 novas oportunidades para docentes e reafirma Blumenau como pólo universitário regional.
A região norte sai beneficiada com esse investimento. Falta o poder público melhorar a péssima infraestrutura da Itoupava Central, que com a UFSC ganha mais um motivo para cobrar obras e melhorias.

Nenhum comentário: