segunda-feira, 25 de abril de 2011

GM coloca pedra fundamental de fábrica de motores em Joinville




Uma nova fase da implantação da unidade da General Motors do Brasil em Joinville começa nesta segunda-feira. Às 15 horas, o terreno de cerca de 500 mil m², às margens do km 47 da BR-101, onde será construída a fábrica da montadora de carros, irá receber a pedra fundamental da obra, que simboliza o início da construção da edificação onde devem ser produzidos, a partir de 2012, 120 mil motores e 200 mil cabeçotes ao ano.

Para assistir o começo da concretização da fábrica, a GM convidou autoridades como o governador Raimundo Colombo e contará com a presença do vice-presidente de relações públicas e governamentais da empresa, Marcos Munhoz. A unidade, que receberá investimentos de R$ 350 milhões, deverá gerar 500 empregos diretos.

O lançamento da pedra fundamental acontece quase 15 anos depois do primeiro anuncio de aplicações da montadora na região. Entre 1996 e 1997, a General Motors chegou a anunciar investimentos de mais de US$ 100 milhões em uma unidade industrial. Mas o projeto não foi adiante por causa de problemas financeiros do Estado e a retração do mercado automotivo.

A esperança da chegada da montadora ao norte catarinense voltou a tomar fôlego dez anos depois, em 2007, quando a GM vivia uma ótima fase. A instalação de uma fábrica em Joinville ganhou forma, a empresa escolheu um terreno e em agosto de 2008 deu início aos trabalhos de terraplenagem. Só que a maior crise econômica mundial em 80 anos, e a chuva adiaram os planos. No início de 2010, um novo pedido de licença ambiental fez com os planos de instalação da unidade fosse retomados, com a realização de uma nova terraplanagem.


Fonte

Nenhum comentário: