terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pesquisa aponta que construção civil em Balneário Camboriú e Camboriú gerou R$ 9 bilhões em cinco anos

Foto: Marcos Porto
Um estudo feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Balneário Camboriú e Camboriú aponta um raio X do segmento nas cidades do Litoral Norte. De acordo com a pesquisa, dos visitantes de Balneário Camboriú que procuram um imóvel, 47% tem interesse no bem como lazer, 31% como moradia e 21% para investimento.
A cidade também apresenta a segunda maior verticalização do Brasil, com 57% dos domicílios ocupados sendo verticais. No aspecto geração de riqueza, entre 2008 e 2013, a área liberada por alvarás de construção na região (Balneário Camboriú e Camboriú) somou quase 7 milhões de metros quadrados autorizados para obras, gerando uma riqueza que pode ser estimada em cerca de R$ 9 bilhões (considerando valores correntes do CUB).
A pesquisa mostra características do consumidor, comportamento do mercado e inúmeros outros dados que permitem visualizar de maneira real o atual momento do setor, além de uma radiografia do perfil do consumidor de imóveis na região.
Para o presidente da entidade, Carlos Humberto Metzner Silva, o estudo é de extrema relevância, considerando a importância econômica do mercado imobiliário na região e sua capacidade de influir no desenvolvimento das cidades.
— São dados que nos permitem um diálogo claro e objetivo com relação à nossa região. São aspectos conclusivos que podem não somente auxiliar no planejamento de ações por parte de empresários e construtores, mas também favorecer políticas estratégicas para o desenvolvimento da nossa cidade — explica Silva.
Os resultados serão apresentados hoje, às 16h na sede do Sinduscon, no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú.
Outros aspectos levantados na pesquisa
— Volume ofertado
— Estoque disponível
— Tipos de imóveis
— Perspectivas futuras de negócios
— Preços totais e relativos
— Regiões das cidades de maior oferta e valorização (com preço médio por metro quadrado e perfis de ocupação)
— Perfil do consumidor de imóveis na região

Fonte: O Sol Diário

Nenhum comentário: