quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Edifício Catarinense - Centro

O Edifício Catarinense, mais tradicional prédio comercial de Blumenau, está localizado na rua XV de Novembro, 550. A torre possui térreo com lojas, sobre-loja e 15 andares de escritórios e foi construído pela RB Planejamento e Construções entre 1962 e 1965.


Edifício Catarinense visto da rua XV de Novembro

Edifício Catarinense visto da rua XV de Novembro
Em agosto de 1962 era iniciado em nossa cidade o estaqueamento para a construção do maior prédio de Santa Catarina, o Edifício Catarinense. Na imagem abaixo, da direita para a esquerda estão os senhores Nelson Tofano (Radialista da Rádio Nereu Ramos), Sr. Brandes (Gerente da Farmácia Catarinense), Sr. Afonso Raabe (proprietário da construtora responsável pelas obras) e o Dr. Hélcio Reis Fansto.

Foto: arquivo histórico José Ferreira da Silva
O edifício possui 10 salas comerciais por andar, totalizando 150 salas. Possui uma ligação por passarela metálica com o Edifício Albor no 9° andar, além de escadaria metálica na parte externa do edifício após o grande incêndio de 1996, quando teve uma grande reforma interna e externa, que modificou em parte sua fachada.


Escada metálica e passela para maior segurança em caso de incêndio

A passarela liga o nono andar ao topo do edifício Albor.

Detalhe da passarela de segurança. Hoje ela tem grades que protegem a passagem.
Em 14/06/1996, às 12:45hs, a Defesa Civil de Blumenau foi alertada pelo COPOM – 10º PMB de que o Edifício Catarinense, situado à Rua XV de Novembro estava em chamas. O Edifício Catarinense foi construído em 1961 e em seus 15 andares, 150 salas são ocupadas por escritórios e consultórios. O incêndio destruiu a Loja Koerich e mais quatro andares do prédio. Sete pessoas foram encaminhadas aos hospitais da cidade, vítimas de intoxicação.



Quando foi inaugurado tinha entrada somente pela rua XV de Novembro pois a avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) ainda não existia. Abaixo uma foto da construção da avenida em 1968.



Edifício Catarinense presenciou as grandes enchentes de 1983 e 1984

Vista da torre na avenida Beira-Rio, ao lado do edifício Albor
Presente em quase todas as fotos que tem a beira-rio como cenário, o edifício Catarinense tem 50 anos.
Em 2015 o edifício completará 50 anos presente no dia-a-dia dos blumenauenses.
Para ver mais edifícios clássicos de Blumenau e todos os citados neste blog, clique aqui.

Nenhum comentário: