quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Conheça a trajetória da Atari

Atari Inc.
A Atari foi fundada em 28 de junho de 1972 por Nolan Bushnell (foto) e Ted Dabney. Um dos significados em japonês do termo é "atingir o alvo".
Nolan já tinha trabalhado anteriormente naquele que seria o primeiro videogame arcade da história: Computer Space. Lançado em 1971, ele precedeu o primeiro grande clássico da Atari.

Pong
Lançado em 1972, o simulador de tênis Pong foi o primeiro game que atingiu sucesso de público na história, sendo considerado um momento crucial para o desenvolvimento da indústria dos videogames.
Comercializado primeiro como arcade, o jogo ganhou versões caseiras, sequências e citações em diversos outros jogos.
Atari 2600
O console clássico da Atari foi lançado em outubro de 1977 e também foi decisivo para estabelecer a cultura de consoles caseiros.
Entre os grandes hits criados ou adaptados para o aparelho, estão Asteroids, Pac-Man, Space Invaders, Pitfall! e Q*Bert.
Atari 5200
Criado para competir com o Intellivision, o sucessor do Atari 2600 não conseguiu ser tão emblemático, mas também teve jogos memoráveis, como Super Breakout, Chopfliter e HERO. 


Crise de 1983
Embora uma crise pareça prematura neste início, a indústria de games passou por uma grande recessão entre 1983 e 1985.
O período marcou uma queda drástica nos lucros para as empresas do ramo. O NES, console 8 bits da Nintendo, é considerado como um dos elementos que impediu que a indústria acabasse.
No entanto, a fase foi um grande golpe para a Atari, que perdeu mais de 500 milhões de dólares na época.
A má qualidade dos títulos lançados na época, como a versão de E.T. - O Extraterrestre, é um dos elementos citados como razão para a crise.


Atari Corporation
A Atari Inc., que pertencia à Warner desde 1976, foi vendida para Jack Tramiel após a crise de 1983 e se tornou Atari Corporation. 
Sob sua gestão, a empresa lançou produtos como o PC Atari ST, o portátil Lynx e o console Jaguar. Nenhum deles conseguiu sucesso similar aos dos primeiros anos da Atari.
Na visão do especialista em Atari e MVP da Microsoft, Maurício Alegretti, "a Atari pagou o preço por ter sido a primeira empresa de sucesso no ramo dos videogames, sofrendo com uma administração que ainda não entendia o modelo de negócio que tinha nas mãos e teve postura conservadora em sua gestão".


Hasbro
A empresa de brinquedos Hasbro comprou a Atari Corporation em 1998 por 5 milhões de dólares - menos de um quinto do que foi investido pela Warner 22 anos antes.
O preço refletia a queda de popularidade dos produtos da Atari após seus anos de ouro e consolidava o quanto a empresa tinha perdido espaço para gigantes do ramo, como Nintendo e Sega - além da Sony, que tinha entrado no mercado com o pé direito ao lançar o PlayStation.
Infogrames
A Hasbro Interactive foi adquirida pela empresa francesa Infogrames em 2000, e teve seu nome alterado para Atari, SA, com filiais nos Estados Unidos (Atari Inc.) e na França (Atari SA).
Poucos títulos de expressão foram lançados ao longo dos anos 2000 pela empresa.


Atari SA
Em 2009, a Infogrames se tornou integralmente Atari, SA. A transição não ajudou e, no começo de 2013, a Atari norte-americana entrou com pedido de falência para tentar se desvincilhar da Atari francesa e ter sobrevida.
Alegretti considera a falência "previsível e esperada". Mas ressalta: "Vale lembrar que, no contexto norte-americano, 'falência' não significa a morte da empresa, sendo neste caso mais um grito de liberdade com relação à sua filial francesa."


Atari Arcade
Antes de sua falência, uma das investidas da Atari foi lançar uma série de remakes modernos de seus clássicos em versão HTML5, feita para web (e otimizada para Internet Explorer).
Na opinião de Alegretti, essa foi uma boa iniciativa e pode ser a salvação da empresa. "A Atari tem muitas franquias que ainda despertam interesse de jogadores das antigas e que se encaixam muito bem nos novos dispositivos, como celulares e tablets, então podemos torcer por um ressurgimento", disse o executivo.
No entanto, o desgaste poderia ter sido bem menor. "O próprio conceito de franquias e a exploração do universo em torno dos personagens de videogames só veio a ser completamente explorado pela Nintendo, anos depois. Quando a Atari entrou no barco e tentou 'revisitar' seus personagens, eles já haviam enfraquecido consideravelmente. A Atari falhou ao não conseguir utilizar seu maior recurso - a marca Atari e o quanto ela foi sinônimo de videogames para mais de uma geração - para criar um jogo que fosse realmente representativo e atualizasse a marca para os novos consumidores", conclui.


Veja também
15 versões modernas de clássicos feitas pela Atari ou adaptados para consoles da empresa

Fonte : Revista Info

Nenhum comentário: