sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sistemas fotovoltaicos : energia limpa e rentável

Nos dias atuais, com o custo da energia elétrica no Brasil batendo na estratosfera, vale a pena cogitar formas alternativas de geração de energia para casas e prédios. A energia solar tende a ser cada vez mais usada como fonte de energia alternativa. O custo de implantação vem caindo ao passar dos anos, e mantendo a tendência é provável que vejamos cada vez mais painéis solares instalados nas novas construções.

Como funciona
Um sistema fotovoltaico é um conjunto de componentes que, interligados, transformam a energia solar em energia elétrica.


O sistema
No módulo fotovoltaico ocorre o efeito fotovoltaico, onde uma tensão elétrica é criada, quando um material semicondutor é exposto à luz. O inversor transforma a corrente contínua que sai dos módulos em corrente alternada, que é mais eficiente e é a utilizada normalmente em edificações. A energia gerada é então distribuída na residência ou empresa, e o excedente segue para a rede elétrica de distribuição para que o sistema de compensação funcione.

Sistema de Compensação

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica de distribuição são considerados "micro" ou "mini" usinas geradoras de energia elétrica. A energia gerada em excesso ao consumo da edificação é injetada na rede elétrica. Caso o sistema não gere a quantidade necessária para atender a demanda da edificação, é extraída da rede a energia complementar para suprir a demanda.

Toda a energia elétrica injetada e extraída da rede pelo sistema é contabilizada pela Companhia de Distribuição da região (CELESC), através de um relógio bidirecional, que ao final de cada mês mensura a diferença entre quanto foi produzido e quanto foi utilizado.

Se o sistema fotovoltaico produzir mais energia que a edificação utilizou em um mês, a quantidade de energia em excesso daquele mês será revertida em um crédito em Kwh, que poderá ser utilizado pelo cliente no período de até três anos, ou compartilhado para uma conta de energia elétrica de um outro local, caso a mesma esteja cadastrada com o mesmo CPF ou CNPJ.

Se o sistema fotovoltaico não conseguir suprir a necessidade total da edificação, a quantidade de energia que foi utilizada da rede da distribuidora será cobrada na fatura seguinte.

Os sistemas podem ser projetados para suprir a necessidade total de energia elétrica de uma edificação em um ciclo anual; ou podem ser projetados para gerar uma parcela da energia, dependendo da vontade e possibilidade de cada cliente.

Além de ecologicamente correta, a solução permite uma grande economia nos custos de energia elétrica.

Em Blumenau a SolarSou Soluções em Energia tem toda a estrutura para instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, bem como a Elaboração de projetos e Venda de Componentes.

Visite o website www.solarsou.com.br ou a fansite no Facebook e entre em contato pelo telefone (47) 3053-2630 ou pelo email contato@solarsou.com.br

Nenhum comentário: