sexta-feira, 26 de junho de 2015

Floresta vertical invade a paisagem de cidades grandes

Residencial Bosco Verticale, em Milão - Itália (foto: Reprodução – Huffington Post)
Encontrar um meio termo entre o desenvolvimento de uma metrópole e a sustentabilidade é um desafio em todos os continentes, mas a cidade de Milão, uma das mais poluídas da Itália, encontrou uma forma de driblar esse desafio com a ideia da floresta vertical.

O projeto Bosco Verticale, idealizado pelo arquiteto Stefano Boeri, consiste em duas torres residenciais de 110 e 76 metros de altura com várias árvores ao redor, o que ajuda a reduzir os impactos ambientais, além de diminuir o custo de vida dos moradores.

Cada torre tem capacidade para cobrir uma área de 10 mil m² de floresta. São 480 árvores de grande e médio porte, 250 árvores de pequeno porte, 11 mil de solo-cobertura e cinco mil arbustos. Essas plantas vão amenizar os ruídos urbanos, ajudar a limpar o gás carbônico e a poeira do ar da cidade. Além disso, vai cooperar na redução do efeito de ilha de calor urbano existente na cidade.


As torres têm sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficiência energética e a irrigação é feita pelo reaproveitamento de águas residuais do projeto.

A menor residência do Bosco Verticale tem 65 m² e um terraço com uma pequena cobertura florestal. O apartamento maior tem 450 m², além do terraço florestal, com cerca de 80 m².


São Paulo não ficou muito atrás dessa novidade. O Hospital Sírio Libanês, localizado na Avenida Paulista, está em processo de implantação do projeto sustentável, que condiz com seus planos de realizar construções de acordo com os padrões do US Green Building Council, organização internacional que certifica edificações sustentáveis que minimizam os impactos ao meio ambiente.


Fonte : Revista Zap Imóveis

Nenhum comentário: