sexta-feira, 26 de junho de 2015

Edifício comercial de Blumenau é projetado para usar 60% de água da chuva

Edifício Cristal fica no bairro Itoupava Norte
Localizado na Rua Francisco Margarida, bairro Itoupava Norte em Blumenau, o Edifício Cristal foi projetado para não depender tanto da água fornecida pelo sistema de abastecimento do município. Através de uma estrutura hidráulica formada por duas cisternas, hoje 60% do que é consumido no prédio vem do reaproveitamento da chuva. Mesmo que a cidade enfrente dias seguidos de estiagem, a capacidade de armazenamento garante abastecimento para cerca de três semanas.

Logo na entrada do edifício o visitante se depara com uma pequena cascata. O arquiteto Jonatan Welter, do escritório Volkmann Arquitetura, responsável pelo planejamento do prédio, adianta que até mesmo a água que corre ali é reaproveitada da chuva. Como esta água captada não é própria para o consumo, o que vai para as torneiras do banheiro e da cozinha é fornecido pelo Samae, correspondendo a 40% do uso total.

– É impossível faltar água no prédio – garante Welter.


Cisternas ficam no topo do edifício. Foto : Rafaela Martins (Agencia RBS)
Projetado em 2011, o Edifício Cristal começou a ser construído em 2013, até que fosse inaugurado há cerca de 10 meses. A ideia dos donos – a Service Contabilidade e Morastoni Advogados – era de que ele combinasse modernidade com aproveitamento consciente dos recursos naturais. No caso do sistema hídrico para reaproveitar a água da chuva, os arquitetos transformaram a cobertura numa espécie de piscina.

Para que a estrutura funcione, a laje foi impermeabilizada e recebeu isolamento. A água que cai na cobertura escorre para os ralos e desce para uma cisterna no subsolo. Ela funciona como auxiliar de uma caixa d’água de 17 mil litros situada na cobertura. Quando uma está mais vazia, a outra fornece água até o nível se normalizar. Segundo Welter, apenas 15% da água que cai no terreno não é captada. A cobertura do primeiro piso também conta com ralos que ajudam na captação.

O arquiteto explica que, como as duas caixas são feitas em concreto (mais resistente aos vazamentos), por causa do peso uma delas teve de ficar no subsolo. Depois de armazenada nas cisternas, a água da chuva é usada nos vasos sanitários, jardins, calçadas e garagem, que são os locais do prédio. Com térreo, sete andares e três banheiros por pavimento, o prédio abriga cerca de 150 pessoas.
– O custo que temos com a água é pequeno, inclusive porque, por ser um prédio comercial, o consumo não é tão grande. Vale a pena este tipo de investimento – afirma o contador Thiago José Gonçalves, um dos donos do Edifício Cristal.

Texto : Willian Reis
Fonte : Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário: