quinta-feira, 5 de julho de 2012

Exposição Blumenau 360°



O Blumenau Norte Shopping recebe quinta-feira (12) a exposição Blumenau 360º - a cidade como você não vê, mostra individual do fotógrafo Marcelo Martins. A abertura será às 20h, porém o público poderá visitar as belas fotografias até 10 de agosto. A exposição estará localizada em frente ao Bradesco. São, no total, 40 fotografias em tamanho 40 x 30 cm que retratam vários aspectos da cidade, como a vida rural na Vila Itoupava e os recantos naturais, mas também um olhar diferenciado sobre lugares já conhecidos. “Busquei retratar as várias Blumenau existentes e mostrá-la de uma forma que a gente não costuma ver no dia a dia”, conta Marcelo Martins. 




Segundo o profissional, são fotos tiradas de 2008 para cá, mas “a maioria delas são atuais, clicadas a partir de 2010”. Ele não usa artifícios como o photoshop nas fotografias, o que impressiona ainda mais quem vê algumas delas, cuja cor do céu ou tonalidade de cores registrada mais parece uma pintura de aquarela. “Muitas dessas fotografias dependem do momento exato para serem tiradas, pois um minuto depois já não se consegue mais este efeito natural de cores”, explica o profissional. Nesta categoria se destacam o por do sol no Rio Itajaí Açu, foto noturna da Rua XV de Novembro, o lago do parque Ramiro Ruediger e o final de tarde na Avenida Beira-Rio. Momentos importantes e únicos como a alegria de um desfile da Oktoberfest e um carro afundando nas águas da enchente também fazem parte da mostra.




O artista


Marcelo Martins é blumenauense e tem 39 anos. É servidor público municipal e trabalha com fotografias desde 1998. Tem como característica principal buscar um olhar diferenciado, uma visão artística dos lugares e acontecimentos da cidade. Em 2010 fez a primeira exposição individual denominada “Parque Ramiro Ruediger – o espaço mais democrático de Blumenau”, que foi inaugurada no próprio parque de depois marcou presença na Fundação Cultural de Blumenau e no hall da faculdade Ibes/Sociesc. Acadêmico de Jornalismo, Martins acredita no poder do conteúdo da fotografia, sem que ela precise, para isso, perder sua beleza plástica. Seu trabalho pode ser conferido no blog www.fotografomarcelomartins.blogspot.com




Fonte : Folha de Blumenau

Nenhum comentário: