quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mercado imobiliário aposta em retomada no crescimento em 2017


O Brasil espera a retomada do crescimento econômico como consequência de um novo cenário político, se não federal, mas que se estabelece com a posse de novos prefeitos e vereadores. Alguns fatores indicam possibilidades concretas de que essa expectativa venha a ser realidade, entre eles as projeções do Banco Central em relação ao PIB e à inflação.

De 10,7% de inflação em 2015, o país deve fechar 2016 com índice próximo de 7,2% e a projeção para 2017 é de 5,07%. Acima da meta estabelecida pelo governo de 4,5% , mas sensivelmente melhor. Também é de acordo com o Banco Central, publicado no Relatório Trimestral de Inflação, o PIB brasileiro deve crescer 1,3% em 2017. A previsão do FMI é menos otimista e situa o avanço do PIB em 0,5%, mas melhor do que a projeção de crescimento para o Fundo de 2015 para 2016, que foi nula.

As taxas de juros também devem se situar em patamares mais atrativos e, para 2017, a estimativa é de juros em torno de 11%. "Taxas mais atraentes impulsionam o consumo das famílias e injetam capital nas empresas,  duas condições importantes para aquecer o mercado imobiliário", avalia o presidente do Secovi Blumenau e região, Sergio Cunha. A melhora dos índices de inflação e a redução da inadimplência também contribuem com o mercado imobiliário, na avaliação do presidente.

"Sobretudo pelo novo cenário político que viveremos, 2017 tende a representar uma boa oportunidade para a retomada do crescimento e o mercado imobiliário precisa estar atento às oportunidades e, sobretudo, otimista", observa Cunha.

Fonte : Secovi Blumenau (online na revista digital Empresário de janeiro de 2017, que pode ser acessada no link https://issuu.com/mundied/docs/emp117-web)

Nenhum comentário: