quinta-feira, 7 de julho de 2016

Edifício do Banco do Brasil - Centro

Um dos edifícios mais visíveis do centro de Blumenau é o Edifício do Banco do Brasil. Praticamente 40 anos depois de entregue, seu design não fica datado nem desatualizado, mostrando a qualidade de seu projeto arquitetônico. Possui 12 pavimentos (sendo 1 subsolo) e tem entrada pela rua XV de novembro e pela rua Getúlio Vargas.


Fachada frontal do edifício


Fachada frontal do edifício


Fachada traseira do edifício, onde podemos ver que possui um subsolo de estacionamento
Dados técnicos da obra
O prédio foi erguido pela Coteli Construtora Técnica (construtora com sede em Curitiba), possuindo área total de 17.300 metros quadrados, possui 11 pavimentos com pé-direito diferenciado, tanto que em 11 pavimentos possui praticamente a mesma altura do Edifício Brasília que possui 17 pavimentos (entre 50 e 55 metros de altura).
A construção do edifício iniciou em setembro de 1976 e teve diversos contratempos: chuvas e enchentes. Mesmo assim a obra foi entregue 90 dias antes do prazo contratual. No decorrer da obra trabalharam cerca de 380 funcionários.
Os engenheiros responsáveis pela obra fora Uahib Abrahão Tanus, diretor da Coteli e Jorge Luiz Rodacki, engenheiro residente em Blumenau. Foram aplicadas na obra 450 toneladas de ferro e 4700 metros cúbicos de concreto armado e aparente.
O projeto arquitetônico foi de autoria de José da Costa Mahlmann, sediado em Curitiba. 
A entrega ocorreu em 06 de outubro de 1978, com a presença do presidente do Banco do Brasil na época, o blumenauense Karlos Heinz Rieschbieter, e era considerada a maior agência do Banco do Brasil do sul do Brasil.

Nova sede do Banco do Brasil em Blumenau
Na época que foi construído, era um dos maiores prédios de Blumenau e tem a capacidade para 512 funcionários. Dos onze pavimentos construídos, cinco seriam ocupados pelo banco, os demais seriam destinados a condomínio comercial. Conta também com sistema de ar-condicionado central.

Foi destaque da edição do dia 06 de outubro de 1978 do Jornal de Santa Catarina, com direito a um suplemento especial com os detalhes da obra que estava sendo entregue naquele dia. Agradecimento a Ellen Crista da Silva que enviou as fotos feitas daquela edição e postou também no grupo "Antigamente em Blumenau" no Facebook.

Arte do projeto original do edifício

Edição de 06 de outubro de 1978 do Jornal de Santa Catarina.
Para ver mais edifícios clássicos de Blumenau e todos os citados neste blog, clique aqui.

Nenhum comentário: