sábado, 9 de janeiro de 2016

Mercado de aluguel em alta em 2016

Pesquisa aponta que o brasileiro mudou o pensamento quando analisa a possibilidade de adquirir um imóvel
As alterações nas regras de financiamento pela Caixa Econômica Federal impactaram diretamente na decisão dos consumidores na hora de escolher um imóvel. Um levantamento feito pelo portal de imóveis VivaReal aponta que, hoje, a procura por aluguel representa 52% das buscas por imóveis no Brasil. Desde 2013, quando o estudo começou a ser feito, pela primeira vez a procura por aluguel supera a por compra.
O principal motivo seria a mudança nas regras. Em maio de 2015, a Caixa reduziu o percentual máximo do valor financiado dos imóveis. Muitas pessoas que queriam comprar imóveis se viram impossibilitadas e partiram para o aluguel. Em outubro de 2015, com a escassez dos recursos de poupança, os financiamentos ficaram ainda mais restritivos.

- Historicamente, a busca para comprar imóveis é superior. Porém, as mudanças nas regras de financiamento afetaram os planos de compra do brasileiro e provocaram uma inversão no mercado. O consumidor vê no aluguel uma solução de moradia a curto prazo enquanto tenta entender o cenário atual - comenta o executivo de operações do VivaReal, Lucas Vargas.

Outro lado da moeda
Por outro lado, os preços dos imóveis devem se manter em baixa. Segundo o índice FipeZap, o preço do metro quadrado dos imóveis subiu apenas 1,32% de janeiro a novembro de 2015. Por isso as imobiliárias estão atentas aos ajustes exigidos pelo mercado na realidade de menor demanda.
Na corrida em busca do aumento do fluxo de vendas, a maioria das construtoras realizam promoções e redução de valores, oferecendo grandes descontos. O comprador deve ficar atento para lançamentos de 2015 que não foram vendidos por conta da demanda reprimida.
No atual momento de mercado, o preço dos imóveis usados negociados por pessoas físicas tendem a acompanhar o comportamento das vendas de unidades novas, que são negociadas pelas construtoras. Por isso o ideal é acompanhar o comportamento de mercado e qual a média de preço da região do imóvel.
Apesar do termômetro indicar alta nos aluguéis, é válido estudar o melhor negócio para quem pretende trocar de casa em 2016.

Fonte : Zap Imóveis

Nenhum comentário: