sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Arcanjo 3 fica no Vale do Itajaí


Foi anunciado hoje pelo governo do Estado a permanência do helicóptero Arcanjo 3 na cidade de Blumenau. Ótima notícia para toda a região do médio vale, alto vale, vale do Itapocu e litoral norte, que poderão usufruir do serviço aéreo que poupa vidas nos atendimentos que necessitam de urgência.

Os vários edifícios da região que possuem heliponto podem também usufruir de uma segurança a mais em caso de resgate de moradores em diversas situações de incêndio, acidentes e resgate de moradores. Em caso de não haver locais de pouso próximos à ocorrências, esses helipontos dos edifícios também poderão ser usados em último caso, já que existe uma regulamentação da ANAC para operação dos helipontos.


Arcanjo 3 pousado no parque Ramiro Rüdiger durante a Oktoberfest 2015.
A aeronave é do modelo Eurocopter AS-350B2 Esquilo da Helibras, fabricado em 2003 com capacidade de transporte para 06 pessoas, sendo 02 Pilotos, de 02 a 03 Tripulantes (BM/SAMU), e 01 vítima; tem autonomia para 03 horas e 20 minutos de vôo, utilizando o querosene como combustível, a uma velocidade média de 100 nós (aproximadamente a 180 Km hora). Tem prefixo PR-HGR.

De acordo com o Governo do Estado, a atuação do Arcanjo 3 será exclusivo ao salvamento de vidas, como acidentes e outros traumas, por exemplo, além de emergência médica com equipe de saúde a bordo, composta por médico e enfermeiro. Vai atender também as ações de Defesa Civil, proteção ao meio ambiente, salvamento aquático e resgate em locais de difícil acesso. A aeronave vai ainda atuar diretamente no transporte inter-hospitalar e de órgão para transplantes.



Particularmente adorei a idéia de termos um helicóptero como equipamento de resgate. Desde a infância gosto muito de helicópteros e fui fã da série "Águia de Fogo" e "Trovão Azul". 

Você pode acompanhar o dia-a-dia do Arcanjo no Facebook (https://www.facebook.com/arcanjo.sc?fref=ts) e no Twitter (https://twitter.com/ARCANJO_03).


Nenhum comentário: