quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mendes Sibara recebe certificados por contribuir com a reciclagem de resíduos

 Resíduos sólidos passam pela reciclagem na SC Recibras, em Camboriú
A construtora Mendes Sibara, de Itajaí, desde a sua fundação, sempre mostrou preocupação com a questão ambiental, tanto no reaproveitamento de recursos naturais, quanto na destinação correta dos chamados resíduos sólidos, produzidos em suas obras. Reconhecida por esse trabalho, no ano passado foi premiada com o selo de Responsabilidade Social e Ambiental Chico Mendes. A premiação colocou a empresa no mesmo patamar de grandes conglomerados que também receberam o prêmio, entre eles as Lojas Americanas, a Casa da Moeda do Brasil, a Super Gas Bras, além de grandes empresas do setor da construção civil como a Odebrecht e a Camargo Correa. 
Na Mendes Sibara, qualidade é condição essencial, o que levou a construtora a buscar no mercado mundial o que há de mais avançado em termos de filosofia produtiva. Para isso a empresa contratou a Porsche Consulting – melhor consultoria da Europa – para aprimorar os processos da construtora, garantindo maior eficiência produtiva e, consequentemente, mais qualidade e valor agregado nos produtos.
Tanto esforço em manter um alto padrão de qualidade e respeito ambiental, também se reflete na região. Em 2015 a empresa recebeu da SC Recibras, quatro certificados que contemplam os empreendimentos Marina Beach Towers, de Balneário Camboriú, Felicità Eco Residencial, de Camboriú, Jardim das Águas e Ópera Club Residence, de Itajaí, por enviarem mais de 2.700m³ de resíduos sólidos para a destinação correta. Os números colocam a construtora como uma das que mais participam do programa de reciclagem na região.

Cerca de 70% das construtoras contribuem com o processo de reciclagem, mas infelizmente falta consciência dos particulares
A SC Recibras, localizada em Camboriú, recebe há cinco anos todos os resíduos oriundos da construção civil e demolição, como papel, madeira, plástico, ferro, tijolo, areia, cimento, entre outros. Segundo o gerente da empresa, Laurindo Ramos Filho, por ano são reciclados cerca de 76.800m³ de resíduos, provenientes de Camboriú, Balneário Camboriú, alguma parte de Itajaí e até resíduos de São José e Florianópolis.

“Infelizmente, nas cidades de Itajaí e Itapema, os resíduos são depositados em aterros e não em usinas de tratamento, indo em desconformidade com o que prevê a Resolução nº. 307/2002 do CONAMA, que prevê a reciclagem, reutilização e redução dos resíduos”, lamenta Laurindo.

Segundo o gerente da empresa, embora a SC Recibras consiga reciclar mais de 76 mil m³ de resíduos ao ano, um outro montante tão grande quanto esse, cerca de 70.000m³ são depositados em locais não licenciados. Laurindo também informa que cerca de 70% das construtoras participam do programa de reciclagem, mas infelizmente os particulares não têm essa consciência.

Todo o material reciclado beneficia diversos setores, conforme explica Laurindo. “A sua maioria como plástico e papel/papelão são destinados para a indústria sucateira. Os ferros e pregos, bem como, as latas de tintas são encaminhados para a siderurgia que misturado com minério de ferro obtêm-se o Ferro Gusa. Madeiras são encaminhados para os picadores que são transformados em cavacos e servem de energia em fornos de olarias e caldeiras”.

Para o gerente da SC Recibras a principal importância das construtoras participarem deste programa de reaproveitamento está em evitar a indústria extrativista. “Esses materiais, jogados na natureza, além de prejudicar o meio ambiente, é dinheiro que estão enterrando. 

Hoje no Brasil, são enterrados mais de R$ 8 Bilhões por ano em RCD (Resíduos de Construção e Demolição).

Para Carlos Daniel Santana, o desafio é contínuo em criar formas sustentáveis de produção sem desperdícios e melhorar os índices de tratamento de resíduos gerados.


“Encaminhar os resíduos para a usina é importante ambientalmente e evitamos a indústria extrativista. Aqueles materiais reciclados voltam para a cadeia produtiva, realizando-se a Logística Reversa, tendo-se assim, um ganho ambiental, social e econômico”, finaliza Laurindo, mas antes pondera: Reciclar é Respeitar o Meio Ambiente.

Mendes Sibara tem quatro empreendimentos certificados pela sua colaboração com resíduos sólidos para o reaproveitamento. Na imagem, o Marina Beach Towers em Balneário Camboriú.
Fonte : Agência A
Fotos : Divulgação

Um comentário:

Andre Bnu disse...

mais um predio que me intriga... e o codigo florestal ?
alguem sabe explicar ?