quinta-feira, 26 de março de 2015

Pesquisa mostra que mercado imobiliário terá expansão

Em Blumenau, 19,65% dos lares são apartamentos. Foto : Aerofoto Blumenau 
Em dez anos Blumenau terá 24 mil novos domicílios. Destes, 11 mil serão apartamentos.
Os apartamentos se valorizarão cada vez mais. Em 2000, eles representavam apenas 11,3% do total de domicílios, passando a 23,7% em 2014.
Blumenau deverá receber cerca de 6 mil novos moradores por ano na próxima década, fruto de um fluxo migratório positivo que vem se consolidando a partir do crescimento da economia local.
Esses dados constam de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon), divulgada nesta quarta-feira (25). Clique aqui para baixar a pesquisa em PDF.

Renato Schramm, presidente do Sinduscon, afirma que o mercado imobiliário continuará crescendo expressivamente, apesar da retração da economia:
“A valorização dos imóveis em Blumenau se deve a vários fatores. Um deles é o bônus demográfico, provocado pelo aumento no número de jovens que entram no mercado de trabalho e passam a morar fora da casa dos pais. Além disso temos o aumento da renda e a verticalização, que resulta em opções de moradias a custos mais acessíveis”.

Valorização do Centro
Renato Schramm destaca que nos próximos anos haverá ainda um grande volume de apartamentos sendo lançados em áreas próximas ao Centro, como Alameda, Jardim Blumenau, Vila Nova, Victor Konder e no em torno da Vila Germânica.
“Havia uma noção errônea de que o crescimento deveria seguir o Norte, mas ainda há espaço para moradias na área central. Não podemos abandonar o Centro. Muitas cidades que fizeram isso viram a região central se deteriorar e agora tentam recuperá-la”.
A pesquisa sobre a situação real do mercado imobiliário da cidade e suas perspectivas para os próximos anos foi encomendada pelo Sinduscon para a Brain, empresa especializada em inteligência do setor. O estudo aponta o crescimento populacional de 1,75% ao ano, estimando uma população de aproximadamente 400 mil habitantes em 2020.  
Em cinco anos, haverá cerca de 143 mil domicílios em Blumenau, com queda no número de moradores por domicílio, que era de 3 pessoas em 2010 e será de 2,5 até 2020. O levantamento projeta, também, um aumento da população economicamente ativa, o que favorecerá o mercado imobiliário.
Além disso, entre 2015 e 2020, a procura por imóveis irá corresponder a apartamentos, fazendo girar cerca de 1,9 mil unidades por ano. A crescente busca por apartamentos está relacionada às características geográficas da cidade (morros e enchentes), que reduzem o número de áreas habitáveis, e com o aumento populacional estimado.
Para este ano, com a instabilidade do cenário econômico nacional, o momento é de cautela e, por isso, a procura por novos imóveis ficará abaixo do potencial. A oferta deve acompanhar a demanda real com consequente evolução de preços compatíveis com a inflação.
Contudo, apesar dos obstáculos macroeconômicos, a pesquisa prevê que a compra de imóveis na cidade continua sendo um bom investimento. “Blumenau conta com indústrias fortes, baixos níveis de desemprego e economia crescente, isso atrai um fluxo positivo de migrantes”, afirma Marcelo Silveira, diretor do Sinduscon Blumenau e um dos coordenadores dessa ação.

Fonte : Jornal de Blumenau

Nenhum comentário: