sexta-feira, 28 de março de 2014

Pedra Branca entrega primeiro prédio comercial com pré-certificação LEED em SC


O primeiro empreendimento comercial de Santa Catarina a obter a pré-certificação LEED, reconhecimento internacional de sustentabilidade, será entregue neste sábado, em Palhoça. O Office Green é uma das fachadas preponderantes da praça central da Pedra Branca, no coração do bairro. Com a entrega do empreendimento serão concluídas a documentações que para a certificação final, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.

O LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes, promovido pelo U.S Green Building Council (USGBC), reconhecido internacionalmente em mais de 140 países e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios verdes. No caso do Office Green, a categoria obtida é a Core & Shell v3, nível prata, na avaliação do Green Building Certification Institute (GBCI).

A Certificação LEED® for CORE & SHELL fornece uma validação independente de terceira parte, garantindo que um empreendimento foi projetado e construído utilizando estratégias destinadas a alcançar alto desempenho em requisitos pré-definidos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. (texto Palavra Comunicação).

O que levou à certificação:

- Bicicletário e vestiários para os visitantes;
- Comissionamento das instalações e sistemas prediais, garantindo a entrega dos sistemas em funcionamento adequado e com a performance verificada antes da ocupação.
- Economia de mais de 35% de água potável, com vasos de duplo fluxo e torneiras economizadoras;
- Sistema de irrigação com água de reuso;
- Central de armazenamento e separação de resíduos para reciclagem na fase de operação;
- Economia de 14% de energia anual por meio de sistemas de ar condicionado de alta perfomance e filtragem mais restritiva, proporcionando maior qualidade do ar interno, iluminação eficiente e vidros de alto desempenho e controle solar;
- Produtos (adesivos, colas e pinturas) com baixo índice de Compostos Orgânicos Voláteis, atendendo aos padrões da legislação da Califórnia, onde a legislação ambiental é a mais rigorosa dos Estados Unidos;
- Uso de madeiras certificadas pelo FSC (Conselho Internacional de Manejo Florestal);
- Sistema de automação e controle predial, permitindo a medição e verificação online do consumo de água e energia do empreendimento.



Fonte

O bairro da Pedra Branca é um dos primeiros bairros totalmente planejados de Santa Catarina. O projeto é grandioso e está a pleno vapor na cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. Algumas perspectivas e imagens atuais :

Perspectiva do bairro Pedra Branca em Palhoça




E também um vídeo de divulgação da Cidade Pedra Branca no YouTube :



quarta-feira, 26 de março de 2014

Andraus entrega Grand Village Residence Club

A Andraus Empreendimentos Imobiliários entregou no dia 26/03/2014 o Grand Village Residence Club, localizado na rua Manoel Barreto, 54, bairro Victor Konder. Em torre com 13 andares e apartamentos de 3 suítes (2 demi-suítes) e 2 dormitórios com suíte.



A foto abaixo do Facebook de Gustavo Siqueira (Green Multicom), organizador do evento de entrega do edifício (veja mais fotos neste link):


Algumas fotos retiradas do Facebook da Premium Imóveis :










Parabéns aos proprietários !

terça-feira, 25 de março de 2014

Residencial Grand Park - Vila Nova

A Andraus Empreendimentos Imobiliários faz o pré-lançamento em Blumenau do Residencial Grand Park, na rua Almirante Barroso, bairro Vila Nova (próximo à Santa Clara Chevrolet e WK Sistemas). Terá torre com 18 andares com apartamentos de 3 suítes (sendo 2 demi-suítes).




Maquete do empreendimento :



O condomínio :
- Hall de entrada
- Cinema
- Fitness
- Piscina
- Sala de Jogos
- Salão de festas
- Espaço Gourmet


Cinema

Fitness

Sala de Jogos

Piscina

Espaço Gourmet

Hall de entrada

Salão de festas
Os apartamentos:
- 1 suíte + 2 demi-suítes
- Living integrado com churrasqueira
- Lavabo
- 2 vagas de garagem


Sugestão de planta 3 suítes (sendo 2 demi-suítes)

Sugestão de planta 1 suíte master com closet e home office

Sugestão de planta 2 suítes (sendo 1 suíte com closet)


Sugestão de docoração do Living

Sugestão de decoração suíte
Empreendimento com padrão de acabamento diferenciado e ampla e moderna estrutura de lazer, totalmente mobiliada e decorada. Estará situado em belíssima região livre de enchente e próximo à ótima infraestrutura urbana (mercados, escolas, ônibus, hospitais e corredores de serviço).
Todas as imagens aqui mostradas foram retiradas do site do empreendimento e são ilustrativas. Consulte o memorial descritivo para saber o que compõe o imóvel entregue.
Para maiores informações contate a Premium Imóveis em seu site ou no telefone (47) 3322-7233.

domingo, 23 de março de 2014

Speranzini entrega Edifício West Point Residence

A Speranzini Engenharia entregou o Edifício West Point Residence, na rua Imaruí, bairro Vila Nova. O edifício possui 18 andares (sendo 3 andares de garagem) com apartamentos de 2 dormitórios com suíte. A torre possui 57 metros de altura está na lista das torres mais altas da cidade.



Parabéns aos proprietários !

O Plano Diretor de Blumenau e os zoneamentos nos bairros

Mapa do zoneamento de Blumenau. Você pode baixá-lo em PDF no site da Prefeitura e olhar com detalhes.
É frequente a pergunta por parte dos frequentadores do blog : "Moro no bairro X, quantos andares pode construir aqui ?".
É uma pergunta com várias respostas, dependendo não do bairro onde se mora, e sim da rua e muitas vezes qual o número do logradouro onde você mora.
A cidade é dividida em diversas zonas dependendo da sua localização, topografia e até mesmo sua geologia. Portanto dentro de um mesmo bairro podemos ter várias zonas, a saber :


Você pode fazer download da documentação do Plano Diretor no site da Prefeitura de Blumenau, neste link. Dentro do Código de Zoneamento você tem a documentação que você pode baixar neste link (17 mb).

No Anexo I (em PDF) está o mapa com o zoneamento aprovado e atual da cidade de Blumenau. Procure sua rua e olhe na legenda em qual zona ela está inserida. A definição de cada zona também está na documentação. 

No anexo II está a Classificação das Atividades dentro do município de Blumenau, dividindo-os também em Pequeno porte, Médio Porte e Grande Porte :




No Anexo III está a tabela de Adequação de Atividades por Zoneamento. Aqui está especificado como A (Adequado) e I (Inadequado) o tipo de atividade por tipo de zoneamento. Por isso é Inadequado você construir uma Indústria de Grande Porte em uma ZR-1 (Zona Residencial do Tipo 1). Se você submeter essa liberação para a Prefeitura ela será negada, por exemplo.



No Anexo IV está a tabela de Índices Construtivos, onde está definida a altura das edificações (está sempre em altura, não em número de andares), sua Taxa de Ocupação permitida no terreno, Recuos frontal-lateral-fundos e a definição da Outorga Onerosa, que pode ser definida como um "Bônus" para ultrapassar o limite estabelecido se você der uma contrapartida para o município. 



Pela tabela acima, já podemos ver que se você mora em um ZR-4 (Zona Residencial tipo 4), é permitido construir grandes edifícios (altura livre) com um grande coeficiente de aproveitamento (4,8) com taxa de ocupação do terreno em 70%. Abaixo uma Legenda do que significam esses termos na tabela :

Coeficiente de Aproveitamento - CA - determina a área que pode ser construída em um terreno e será obtida pela multiplicação do coeficiente definido para a zona pela área escriturada do terreno.
Taxa de Ocupação - é a superfície edificável do terreno expressa pela relação percentual entre a projeção horizontal da área construída e da área escriturada do terreno, calculada pela seguinte fórmula:


Se você se interessa pelo assunto, vale a pena ler a página do Plano de Zoneamento e Uso do Solo de Blumenau. Lá tem todas as entrelinhas desse código municipal que possui muitas exceções e normas complementares.

Vale lembrar que para alterar o zoneamento de uma área dentro de Blumenau, deve ser enviado à apreciação da Secretaria de Planejamento da cidade, que fará uma audiência pública para alteração dessa lei. Por último deverá ser aprovada pela Câmara dos Vereadores.
Diversos interesses empresariais (pressão das construtoras e incorporadoras), familiares (terrenos que podem valorizar devido a estar em uma outra zona) e políticos (usar a alteração de zoneamentos por votos) podem fazer com que essas normas sejam revisadas e não reflitam em melhoria de qualidade de vida da cidade, muito pelo contrário.
Portanto é necessário ficar sempre de olho em qualquer alteração nessas leis. Temos de ser cidadãos ativos e fiscalizar o poder público.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Construção do Centro de Inovação pode começar ainda neste semestre

Maquete foi apresentada na FURB - Foto : Jornalismo Radio Nereu Ramos
Foi apresentada nesta quinta-feira (20/02/2014) na Furb a maquete do Centro de Inovação de Blumenau. Uma cerimônia no auditório do Campus 2 da universidade marcou a entrega. O Secretário de Estado de  Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, apresentou o projeto. O secretário destacou que serão construídos 12 centros no estado formando a Rede Catarinense.

O reitor da Furb, João Natel, disse que o Centro de Inovação via trazer benefícios para todas as instituições de ensino superior em Blumenau, que também poderão usufruir do local. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Sencci, afirmou que ele é fundamental para a aceleração do desenvolvimento do setor.

O Centro de Inovação terá uma área total de 3.636 metros quadrados no Campus 2 da Furb. O investimento será de R$ 6,8 milhões, recursos do Governo do Estado. A estimativa é de que as obras iniciem ainda no primeiro semestre deste ano com prazo execução de 18 a 24 meses.

Fonte: Radio Nereu Ramos

segunda-feira, 17 de março de 2014

Maldição da curva do rio interrompe audiência pública

Goteiras, calor e excesso de gente. Nada dá certo nessa região. Foto de Carlos Tonet.
Não é de se estranhar que a audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança da nova ponte do centro não tenha dado certo.
Essa região tem uma maldição enterrada em algum lugar. Nada dará certo lá de jeito nenhum. Nem zona de meretrício consegue seguir aberta nessa região.
Até o Valther Ostermann se deu conta desse fato. Leia o relato no seu blog neste link.

Vão contar aos nossos bisnetos e tataranetos a história da "curva do rio assombrada", onde nada florescia nem se desenvolvia.... eu realmente acredito que no dia que implodirem o esqueleto do Edifício América encontrarão a caveira de dinossauro que está emperrando o desenvolvimento daquela região.

Bem, mas se acharem a caveira, logo o Iphan, o Discovery e o History Channel bem como o IBama vão tombar a região como sítio arqueológico e aí mesmo nada poderá mais ser construído. Terão de derrubar a casa do Dr Blumenau para tentar encontrar a vértebra de um estegossauro e terão de exumar os cadáveres do cemitério de gatos, pois na verdade não eram gatos e sim tigres-de-dente-de-sabre.

Estão achando piada de mau gosto ? Piada é fazer um projeto de uma ponte estilo anos 60 em pleno 2014 gastando o equivalente a uma ponte decente e que nos orgulhe. Mas não esse monstro de concreto de mau gosto que querem construir lá.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Grupo Bianchini lança projeto para implantação de Centro de Convenções e de hotel em Blumenau


Uma das necessidades antigas da cidade de Blumenau está prestes a ganhar um desfecho positivo para a população.
O grupo Bianchini, responsável pelo empreendimento multissetorial que está sendo erguido na região norte do município, anuncia projeto para a construção de um Centro de Convenções e também de um hotel. O prédio onde hoje está instalado o Blusoft, na Rua 2 de Setembro, é o espaço escolhido para abrigar o imóvel.
Com o objetivo de tornar a iniciativa realidade, os diretores do empreendimento esperam atrair parceiros e investidores. “O projeto é muito importante para Blumenau, pois existem demandas reprimidas nas áreas de hotelaria e de convenções”, considera Gustavo Eckelberg diretor de patrimônio do grupo Bianchini.
Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), atualmente a cidade comporta 4.098 leitos e frequentemente está com a capacidade lotada. Assim como contribuir com as vagas na rede hoteleira, o BBP também quer suprir a carência de um novo centro de eventos para a cidade. Este espaço seria composto por um auditório com aproximadamente 900 lugares sentados, além de seis salas com 50 lugares para apresentações menores simultaneamente.

Conforme Eckelberg anexo ao projeto inicial há ainda a intenção de construir no imóvel um restaurante, salas comerciais térreas e também espaços corporativos. “Vale salientar que o projeto atende ao plano diretor do município, levando em consideração os recuos necessários, ou seja, ele atende plenamente as leis federais e municipais”, afirma.

Fonte

terça-feira, 4 de março de 2014

EIV da nova ponte do centro vai ser apresentado

A Prefeitura de Blumenau finalmente tornou público o projeto da nova ponte do centro, a ser construída entre a Rua Itajaí e Paraguai, na Ponta Aguda.
Não discutirei mais o mérito do melhor local. Blumenau precisa de todas as pontes possíveis. Tanto a da rua Rodolfo Freygang quanto essa, como também pontes no final da rua Coronel Feddersen e na rua Carlos Rieschbieter no Boa Vista. E outras tantas pontes menores que são necessárias para cruzar o ribeirão Garcia e Velha para criar novas ligações na área central e arredores (ex. abrir a rua Dr. Sappelt até a rua Paulo Zimmermann, abrir a rua Victor Konder até a rua 7 de setembro, etc).

Esclarecido isso, agora olha essas perspectivas inseridas em imagens da área central, que está no material disponível para download no site da Prefeitura (em formato PDF com 400mb) :



Não sei vocês, mas eu não gostaria desse trambolho que remete aos anos 60 fincado bem no meio do centro da cidade. E pior: custará praticamente o mesmo do projeto inicial que previa 4 pistas e um viaduto sobre a rua Itajaí, e ainda estaiada com design bem mais agradável.
O viaduto sobre a rua Itajaí foi descartado e farão uma passagem inferior cavando a margem do rio e colocando uma nova via que tem cota de 10 metros em caso de enchente.
O projeto completo prevê viaduto sobre a rua Republica Argentina e diversos itens adicionais que hoje é difícil de imaginar dentro de Blumenau.

Espero estar errado, mas tudo indica que não teremos ponte alguma em lugar algum. Fora os inúmeros processos de ordem ambiental e de paisagismo que tramitarão contra essa obra.

Fonte: Blog do Francisco Fresard

Dava para fazer melhor e mais bonito, não dava ? Nossos colonizadores devem estar se revirando no caixão ao imaginar um projeto desses em 2014.