sábado, 13 de dezembro de 2014

Parque das Itoupavas promete mais lazer para a Região Norte

Espaço está previsto para ser inaugurado em 2016 e já nasce maior que o Ramiro Ruediger

Perspectivas : Estúdio Terra
Texto : Daniela Matthes

Foto: Terra Arquitetura / Divulgação
A partir de agosto de 2016 a previsão é de que Blumenau tenha um novo – e grande – espaço de lazer e cultura. Ao menos é esta a expectativa da prefeitura, que trabalha para lançar em janeiro a licitação que escolherá a empresa responsável pela construção do Parque das Itoupavas. A área de lazer já nasce maior que o parque Ramiro Ruediger. São 49,5 mil metros quadrados contra 43 mil metros quadrados, respectivamente. A estrutura surge com a missão de suprir uma falta histórica na região norte. A área projetada de 14 mil metros quadrados compreende pistas de caminhada, quadras esportivas, playground, academia ao livre, sanitários, entre outras coisas. O investimento previsto é de R$ 3 milhões e a intenção é que moradores de outras cidades também possam aproveitar o local.


Foto: Terra Arquitetura / Divulgação

Foto: Terra Arquitetura / Divulgação
A proposta atual tomou por base os princípios previstos no primeiro estudo para o parque, feito no início dos anos 1990 pelo arquiteto Egon Belz. Falecido em 2007, Belz fez projetos importantes para a cidade, como o Galegão e o próprio parque Ramiro. Daniela Sarmento, arquiteta da Terra Arquitetura, escritório responsável pela concepção da ideia, explica que o projeto foi norteado pelos fundamentos que Belz determinou à época: preservação ambiental, fomento ao esporte, cultura e lazer. Ainda seguindo os ideais do arquiteto, o parque deverá incluir ações para que a comunidade participe dos cuidados com o espaço e se sinta corresponsável por ele, como plantio de horta e ações de jardinagem.


Foto: Terra Arquitetura / Divulgação
Com potencial para chegar a um milhão de metros quadrados – boa parte da área já foi comprada pela prefeitura – o espaço é inspirado em parques como o Ibirapuera, em São Paulo, e o Barigui, em Curitiba. A estrutura fica perto do Viaduto da Mafisa, às margens da BR-470 e ao lado do ribeirão Itoupava.

Fonte : Jornal de Santa Catarina

CONCEITO
O Parque das Itoupavas é um espaço de lazer para a população de Blumenau. Está inserido em uma região de conurbação urbana, adquirindo caráter regional, com capacidade de atender e atrair população local, regional e nacional como uma nova atração turística e de lazer para cidade. Para esta etapa do Parque das Itoupavas, com área projetada de aproximadamente 14.000m2 de área total de 49.546,19m², localizada entre as ruas 1o de Janeiro e BR 470.
O Parque das Itoupavas esta inserido, pelo zoneamento municipal, em Zona Recreacional Urbana, definido pela revisão do Plano Diretor em 2006. Trata-se de uma área de um milhão de metros quadrados, em grande parte formada por solo degradável e em área de enchente. Para sua recuperação esta sendo proposto a ocupação desse espaço com equipamentos sócio culturais diversificados, visando através de seu contato estimular o aprendizado ambiental, estimulo a pratica de esporte, a convivência e trocas sociais, contemplação da paisagem e fomento de atividades culturais.
Considerando que uma das preocupações do homem moderno é com o sedentarismo e o isolamento social, o Parque das Itoupavas apresenta-se como uma proposta, que se somará as outras áreas de lazer já existentes, permitindo consolidar a proposta municipal de levar lazer a todos os setores da sociedade.
Para concepção do primeiro recorte do Parque das Itoupavas foram seguidas diretrizes sugeridas pelo Arquiteto Egon Belz, seguindo algumas recomendações detalhadas em seu estudo urbanístico realizado no ano de 2003.

DIRETRIZES - Plano urbanísitico - Egon Belz.

“O emprego de uma arquitetura anti-enchente.”

“Estender os atrativos ao turismo.”

“Proporcionar à população a possibilidade de expressar-se física e espiritualmente.”

“Contatos com localidades, pessoas, clubes, associações, órgãos públicos e de eventos da cidade visando incorporar uma das maiores vocações da comunidade blumenauense, que é o AMOR PELA NATUREZA, lembrando a figura do naturalista FRITZ MULLER, exímio da nossa flora.”

OBJETIVOS

Como objetivos gerais podemos apontar a formação de um NOVO REFERENCIAL para cidade e região.

Espaço para o tempo livre, inserindo ocupação para a melhor idade, infância e juventude.

Estimular uma nova cultura ambiental, na qual o Parque terá importância nas condições ecológicas a serem oferecidas.

Ser um indutor de desenvolvimento saudável para cidade com forte influencia para região norte sendo um equipamento articulado aos programas sociais e culturais da região.

Integrar atividades com as escolas, criando espaços para educação ambiental, esporte e lazer.

Recuperação ambiental por meio de intervenção antrópica, com desenho que se adapta as condicionantes ambientais.

Criar um complexo Museológico, com espaço para memorial e roteiro das casas enxaimel. Preservar a memória histórica da região, através da arquitetura original, com remontagem de exemplares de casas enxaimel originais. O objetivo é criar um circuito de casas, com infraestrutura para manifestações culturais, gastronomia, e equipamentos públicos. Nesta primeira fase será remontada uma casa enxaimel, para servir de apoio para equipamento de gastronomia.

Espaço para atividades de economia solidária e agricultura familiar, utilizando o espaço da marquise para incentivo a feiras de alimentos regionais, frutas, verduras e artesanato.

Ser um atrativo turístico de relevância

Com base nesses princípios este primeiro recorte do Parque das Itoupavas deve ser simples e acessível a todos, integrar-se à paisagem e dinamizar o entorno urbano respeitando a cultura local e as condicionantes ambientais.

Com relação à cultura e valores locais, a principal estratégia é a conexão com a natureza e a paisagem, criando espaços para integração social através do cultivo das plantas e jardins temáticos, hortas e pomares. Esses espaços trazem o resgate de um hábito cultural da nossa cidade que é o cuidado com os jardins e o estimulo e inspiração para a uma vida mais saudável. Tendo a paisagem de Blumenau como um símbolo forte de identidade, o primeiro recorte do parque das Itoupavas pode ser considerado o Jardim principal da cidade sendo um marco que identifica Blumenau para seus habitantes e visitantes.

Optou-se por uma linguagem contemporânea e coerente com a realidade regional buscando promover a qualificação do espaço urbano e a apropriação deste pelos usuários. A simplicidade nas soluções arquitetônicas e a implantação de um programa que ofereça para comunidade espaços de contemplação, esporte, diversão, cultura e educação ambiental.

Buscando relacionar-se com a diversidade de usos do entorno o parque possui uma marquise que se coloca como integrador e articulador desta diversidade através de um amplo espaço multifuncional. Importante espaço para estimular atividades coletivas e de trocas. Essa marquise irá abrigar um exemplar de uma casa construída em técnica enxaimel servindo de abrigo para um estabelecimento gastronômico, integrando com a proposta macro de criar no parque um circuito de casas com essa peculiaridade construtiva.

O desenho do parque propõe espaços flexíveis e permeáveis nas áreas com cotas mais baixas e nas áreas mais altas ficam os equipamentos fixos. Intervindo minimamente no traçado geológico existente mantendo sua função de drenagem. Desta forma encontra-se uma alternativa alinhada com as condicionantes ambientais hídricas do local.

Assumiu-se que qualquer iniciativa, por menor que possa parecer deve contribuir com a busca por soluções ambientalmente corretas. Utilizando o reuso da água da chuva, utilização de materiais regionais, o enfoque para que seu programa seja um importante suporte para atividades de educação ambiental e participação da comunidade.

A valorização dos meios de transporte alternativos também fazem parte das estratégias de acessibilidade ao parque, criando acessos para pedestres, ciclovia, automóveis e transporte coletivo.

PROGRAMA DE NECESSIDADE

ESTAÇÃO DE JARDINAGEM 
Jardim principal da cidade
- Paisagismo temático
- Estação de educação ambiental
- Pomar
- Horta 
-Espaço para eventos de jardinagem. Ex. Festivais de jardins, grupos e associações, cursos, workshops, feiras e eventos.

ILUMINAÇÃO 
Criar atrativo no período noturno, segurança, marco visual.

ESPORTE E LAZER 
Criar equipamentos que atenda demanda intergeracional, com espaços definidos para pratica de exercício, caminhada, esporte, brincadeiras e descanso.
- Pista de skate infantil
- Pista de caminhada
- Playground
-Academia para terceira idade
-Quadra volei
- Quadra de futebol
- Cancha de bocha
- Bosque para pic nic

CIRCUITO DA VILA DO ENXAIMEL
Transferir exemplares originais de casas enxaimel para pontos estratégicos do parque. Para essa primeira etapa, localizada encima da marquise central servindo como equipamento gastronomico.

PRAÇA CENTRAL
-Grande marquise cobrindo espaço do pátio central, com bordas com floreiras, servindo de área de convivência, pista de caminhada, mirante e apoio para Casa enxaimel.
-Pátio central multiuso, para espaços de manisfestação cultural, social e economia solidária. Ex Feira livre, exposições, eventos da comunidade.
-Banheiros
-Salas de apoio

CAMINHABILIDADE 
- Passeios internos para caminhada
- ciclovia

MOBILIÁRIO URBANO
- bancos
- bebedouros
- bicicletário
- pórtico de entrada
- play ground
- lixeiras

EQUIPE TÉCNICA

PROJETO ARQUITETÔNICO
Terra Arquitetura e Planejamento LTDA
Arq. Christian Krambeck
Arq. Daniela Pareja Garcia Sarmento
Co- autores
Arq. Manuel Roque
Arq.Eduardo Quiroga
Arq. Carolina Nunes

PROJETOS COMPLEMENTARES
Brandes Engenharia
Eng. Anderson Lapa
Eng. Jarbas Mattedi

PROJETO PAISAGÍSTICO
Hardt Planejamento

MODELAGEM 3D
Jean Tomedi
Allison Bruno

Nenhum comentário: