quinta-feira, 9 de outubro de 2014

BMW inaugura sua 1ª fábrica no Brasil, em Araquari, SC

Primeiro BMW a sair da linha de montagem em SC foi autografado por funcionários
(Foto: Bruno Mooca)
A BMW inaugurou oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, em Araquari, no Norte catarinense, nesta quinta-feira (9). A produção começou no último dia 30, com o sedã Série 3, modelo mais vendido pela montadora alemã no mercado brasileiro e no mundo. Também serão fabricados futuramente na planta os modelos Série 1, o menor em preço, X1 e X3, que são utilitários, e o Mini Cooper Countryman.


(Foto: Bruno Mooca)
Simbolicamente, o primeiro carro a sair da linha de montagem, a versão 328i ActiveFlex (bicombustível) do Série 3, foi autografado pelos funcionários.
Segundo o persidente da BMW do Brasil, Arturo Piñeiro, o segundo carro a ser nacionalizado é o X1, já no final de outubro. "No ano que vem vamos produzir os outros 3 modelos (Série 1, X3 e Mini Countryman), e a sequência a gente vai comunicar em 2015", afirmou.


(Foto: Bruno Mooca)
Como era esperado, os preços dos modelos feitos em Araquari não serão diferentes dos importados até então. "No momento em que nos inscrevemos no Inovar-Auto, nós já viemos nos beneficiando da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Pors isso o preço do carro não vai baixar, e também não vai subir."


(Foto: Bruno Mooca)
Instalação
Com cerca de 500 mil metros quadrados de área construída, a fábrica terá setores de soldagem, pintura e montagem, além de logística. A etapa inicial da produção, chamada de estamparia (corte das chapas), será feita na Alemanha, assim como os motores tanto a gasolina quanto flex.

A estimativa é que sejam gerados 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, quando a montadora estiver operando com capacidade máxima de produção, de 32 mil veículos ao ano. A estimativa é de que esse volume seja alcançado em até 3 anos.

Fonte : G1

Momento histórico para indústria catarinense que confirma um pólo metalúrgico no nordeste de SC.

Nenhum comentário: