terça-feira, 3 de junho de 2014

SuperTall em Balneário Camboriú ?


As imagens acima, do site da Realiza Arquitetura, de Curitiba, sugerem o projeto do primeiro SuperTall (torre acima de 300 metros de altura) na Barra Sul em Balneário Camboriú. Pode ser o projeto mencionado por Rogerio Rosa (in memorian) da construtora Embraed no evento de entrega das torres do Villa Serena em julho de 2013, pouco antes do empresário ser encontrado morto em seu apartamento.
O projeto mencionado teria 81 andares e 307 metros. Surpreende o design desse projeto mostrado no site da Realiza. Sugere uma torre com piscina com borda infinita no topo.
Não se sabe se é apenas um teste de design e volumetria para esse projeto inédito. Mas que é ousado em todos os sentidos, isso é.



Os edifícios podem ser classificados por sua altura em :

Highrises - 100 a 199 metros
Skyscrapers - 200 - 299 metros
Supertalls - acima de 300 metros 

Os links acima levam ao forum SkyScraperCity, onde esses projetos de cada categoria podem ser vistos e comentados, de todos os continentes. 

Por essas definições, o termo "arranha-céu" só poderia ser usado em edifícios acima de 200 metros de altura. No entanto, qualquer torre mais alta já é tratada como tal. Um erro, ao meu ver. A única cidade no Brasil que terá arranha-céus de fato é Balneário Camboriú, com projetos já divulgados e em construção

Os arranha-céus que estão em construção são o Infinity Coast (240m), Epic Tower (209m) e Sky Tower (210m) da Construtora FG e o Yachthouse Residence Club (227m) da Construtora Pasqualotto.
Em breve novos arranha-céus deverão começar a construção : Boreal Tower (220m) e One Tower (270m) da Construtora FG.

Blumenau tem 2 Highrises em construção (Residencial Dr. Hermann Blumenau da Construtora Nova Trento e Residencial Grand Trianon da Construtora Planolar, com 124 e 122 metros de altura, respectivamente)

2 comentários:

Anônimo disse...

Que projeto show de bola. Blumenau deveria se espelhar em Balneário Camboriú na questão de fachadas e design de edifícios. Os construtores tem que buscar profissionais arquitetos e design de fora da cidade. Pois aqui estão sempre fazendo as mesmas coisas. Uma pena.

Anônimo disse...

Falar o que? Simplesmente repetir que Balneário Camboriú em termos de construção civil é SHOW. E claro, para nós moradores de Blumenau, lamentar a falta de ousadia de nossas construtoras. Até mesmo a Nova Trento, que está fazendo um de 35 andares poderia ter ousado mais, o da Planolar ficou muito, mas muito superior em estética.