terça-feira, 20 de maio de 2014

Projeto idealizado pela Furb propõe remodelar entorno do parque Vila Germânica com foco no pedestre e no turista


Mais espaço para o pedestre e menos para o carro. Casas antigas preservadas, transformadas em ponto de encontro com mesinhas na calçada. Um lugar bom para viver e atrativo para o turista. É o que propõe o projeto do Distrito Turístico de Blumenau, elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Furb através de convênio firmado entre a universidade e a prefeitura, que investiu R$ 152 mil. A proposta foi apresentada ontem no auditório da Vila Germânica e mostrou as conclusões da análise feita na região e as ideias para transformar a área e expandir a Vila Germânica nos próximos 30 anos.


Apesar da apresentação ter impressionado os presentes, entre eles os secretários de Turismo, Ricardo Stodieck, de Planejamento, Alexandre Gevaerd, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Cenci, são poucas as ações previstas a curto prazo. Além disso, o governo também deve contar com a participação dos empresários para viabilizar o projeto.

– Essa proposta vai ficar em avaliação por mais uns 20 dias até ser finalizada, e a Secretaria de Planejamento e o governo como um todo vão poder ver o que vai ser apropriado. Seguramente, tem muita lógica o que foi proposto: não estamos interferindo em grandes propriedades privadas, são questões pontuais para aumentar as áreas públicas. De resto é incentivar o setor privado a investir em equipamentos turísticos aqui e fazê-lo acreditar no modelo – avalia Stodieck.


O projeto, coordenado pelo professor Christian Krambeck, foi apresentado pela equipe que o elaborou. Os objetivos principais são a valorização do pedestre, com menos carros circulando e estacionados; a transformação do entorno do Parque Vila Germânica em referência para moradia e trabalho e a consolidação da região como roteiro turístico, acabando com a sazonalidade.



A área analisada compreende a região delimitada pelas ruas Almirante Tamandaré, Marechal Deodoro, Humberto de Campos, João Pessoa, Alberto Stein e 7 de Setembro. As propostas foram baseadas em quatro eixos: pessoas, ambiental, turismo e densidade.

No primeiro a ideia é transformar os espaços urbanos dando prioridade a quem vive nos locais e à preservação. Na rua João Pessoa, por exemplo, a proposta prevê a retirada do estacionamento para ruas transversais, o alargamento das calçadas, a implantação de ciclovias e o incentivo ao uso diversificado dos imóveis, com foco na gastronomia. Outra proposta é um parque linear ao longo do ribeirão da Velha. Também se propõe transformar a rua Alberto Stein em Via Turística: um calçadão multifuncional para os desfiles e comemorações de cidade, como continuidade do parque Ramiro Ruediger. A ideia a curto prazo é reduzir o espaço para veículos durante a semana e fechar para o tráfego aos sábados e domingos. No futuro, a proposta prevê o fechamento permanente da Alberto Stein em frente à Vila Germânica, transformando a área em um calçadão.







Há outros pontos previstos, como o rebaixamento da rua Humberto de Campos, transformando o cruzamento em uma trincheira e livrando a Alberto Stein do tráfego, e a implantação de novos equipamentos como o Mercado Público, o Centro de Eventos, um Complexo Multiuso e um edifício garagem para 1,2 mil veículos para suprir a demanda das vagas públicas que seriam retiradas.


Reportagem : Aline Camargo
Fonte : Jornal de Santa Catarina

Parabéns pelo projeto ! Muito bom mesmo. As soluções apresentadas para melhorar a região e fomentar seu crescimento com qualidade de vida são ótimas !
Aquele túnel sob a rótula da Vila Germânica seria muito bem-vindo.
Realmente torço para que o poder público se abrace à iniciativa privada para que essas obras saiam do papel. Pessoas felizes produzem mais e fazem a cidade crescer ainda mais ! Ganha a cidade, ganha o cidadão !

Baixe a apresentação completa neste link.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Charles
Muito show essa tua cobertura sobre todo o projeto no entorno da Vila Germânica.
Vamos torcer e acreditar que tudo vai dar certo, precisamos apostar e pensar grande.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.