sexta-feira, 2 de maio de 2014

Construtora preserva Igrejinha em Balneário Camboriú

Foto: Marcos Porto
A construtora Ciaplan entrega neste fim de semana em Balneário Camboriú o edifício Tour Chapelle, que tem uma peça no mínimo inusitada na arquitetura: uma igrejinha tombada pelo patrimônio histórico municipal. A capela, construída na década de 1960, pertencia à associação luterana Wally Heidrich, que já não tinha condições de manter o imóvel e ofereceu o terreno à construtora. A incorporação da igrejinha ao edifício foi aprovada pelo Conselho da Cidade, como forma de manter o patrimônio.

Deu tão certo, que a capela tornou-se um plus para o prédio de luxo. Ideias parecidas poderiam ser usadas pela região para evitar a tão comum destruição do patrimônio.



A igrejinha
Inaugurada em 1961, a então Igreja Evangélica de Confissão Luterana atendia principalmente os veranistas de cidades como Brusque, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul, que sentiam falta de um espaço para professar a fé no litoral, além das 25 famílias luteranas residentes na chamada Praia de Camboriú à época. As características históricas da igreja  foram preservadas, como  a cruz talhada em madeira nobre pelo escultor Hermann Teichmann, o peculiar formato do telhado e o sino.

Sobre a estrutura da capela estão os 29 pavimentos do Tour Chapelle, com um apartamento por andar. O empreendimento, na quadra do mar, tem  piscinas aquecidas,  ofurô, sala de jogos, brinquedoteca,  cinema e academia.

A construtora ficará responsável pela manutenção da capela  que estará disponível para visitação  e também possibilitará a locação para eventos como casamentos e batizados.

Fonte: O Sol Diário

Ótima iniciativa da construtora. Fica o exemplo de que podem ser aliadas do patrimônio. Tem gente que prefere ver construções históricas caírem de velhas do que serem preservadas pelas construtoras. Vide exemplo no bairro Bom Retiro em Blumenau.

Nenhum comentário: