terça-feira, 4 de março de 2014

EIV da nova ponte do centro vai ser apresentado

A Prefeitura de Blumenau finalmente tornou público o projeto da nova ponte do centro, a ser construída entre a Rua Itajaí e Paraguai, na Ponta Aguda.
Não discutirei mais o mérito do melhor local. Blumenau precisa de todas as pontes possíveis. Tanto a da rua Rodolfo Freygang quanto essa, como também pontes no final da rua Coronel Feddersen e na rua Carlos Rieschbieter no Boa Vista. E outras tantas pontes menores que são necessárias para cruzar o ribeirão Garcia e Velha para criar novas ligações na área central e arredores (ex. abrir a rua Dr. Sappelt até a rua Paulo Zimmermann, abrir a rua Victor Konder até a rua 7 de setembro, etc).

Esclarecido isso, agora olha essas perspectivas inseridas em imagens da área central, que está no material disponível para download no site da Prefeitura (em formato PDF com 400mb) :



Não sei vocês, mas eu não gostaria desse trambolho que remete aos anos 60 fincado bem no meio do centro da cidade. E pior: custará praticamente o mesmo do projeto inicial que previa 4 pistas e um viaduto sobre a rua Itajaí, e ainda estaiada com design bem mais agradável.
O viaduto sobre a rua Itajaí foi descartado e farão uma passagem inferior cavando a margem do rio e colocando uma nova via que tem cota de 10 metros em caso de enchente.
O projeto completo prevê viaduto sobre a rua Republica Argentina e diversos itens adicionais que hoje é difícil de imaginar dentro de Blumenau.

Espero estar errado, mas tudo indica que não teremos ponte alguma em lugar algum. Fora os inúmeros processos de ordem ambiental e de paisagismo que tramitarão contra essa obra.

Fonte: Blog do Francisco Fresard

Dava para fazer melhor e mais bonito, não dava ? Nossos colonizadores devem estar se revirando no caixão ao imaginar um projeto desses em 2014.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você Charles.
E todos sabem que nunca terá ponte suficiente para nossa cidade, assim não podemos descartar nenhuma.

Mas também não poderá atrapalhar. Pelo fato de ter 4 pilares no meio do riu Itajaí-Açu, irá represar muitos objetos durante as cheias, dificultando a vazão e prejudicando a estrutura da ponte.

Como Téc. em Eletrônica aconselho aos encarregados a evitar lançar pilares sobre o riu.

Anônimo disse...

arranjaram um novo jeito de acabar ainda mais com a visão da beira rio

Anônimo disse...

charles, gostaria de saber se você pode me indicar outros sites com atualidades locais, algum fórum ou algo do tipo, sou estudante de arquitetura e curto muito seu blog! abraçoo

Adalberto Day disse...

Charles
Parabéns por sempre nos proporcionar coisas belas e atuais, principalmente no ramo imobiliário. Não podemos parar, Blumenau é grande, é marca é forte.
Avante Blumenau.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.