quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Fases do clima no planeta nos últimos 4500 anos

A forte onda de calor registrada em SC nos últimos dias suscitou muitos comentários sobre aquecimento global e seus reflexos em nosso dia-a-dia. O gráfico abaixo mostra que o planeta periodicamente tem fases mais quentes e geladas.


Se não podemos culpar totalmente o ser humano pelo clima (porque a Terra como organismo vivo tem fases quentes e frias para equilibrar seu próprio ecossistema) é claro que a influência humana com a queima de combustíveis fósseis e a urbanização do planeta também é responsável entre 1 a 2° da temperatura que sentimos hoje. Esses 2 graus a mais na temperatura trarão consequências (menos geleiras, aumento do nível do oceano e tempestades mais fortes e com maiores danos).
Olhando o gráfico podemos dizer que estamos confortáveis. O futuro reserva muitos altos e baixos dentro da temperatura global. Cabe ao ser humano utilizar seu maior conhecimento para pensar novas formas de geração de energia e conservação do seu único lar, a Terra.
O dano às camadas de proteção da Terra (ozônio) me parece com maior potencial de danos ao ser humano em anos próximos. Mesmo com toda a sua inteligência o homem não conseguiu uma maneira de restaurar essa camada protetora do planeta.
Espero que a grande capacidade adaptativa do ser humano possa se encaixar nessas bruscas mudanças que o planeta vai nos submeter. Faz parte da evolução natural. De acordo com a teoria Gaia o planeta é um ser vivo sim. O homem hoje é um parasita que esse organismo vivo vai tentar ceifar do planeta. Mas tal qual os vírus, acho que o homem faz suas mutações para se adaptar às condições de sobrevivência.
Quiçá seja assim.

Nenhum comentário: