sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Caveira de dinossauro continua assombrando o centro histórico de Blumenau

Biergarten : ideal para filmar a continuação do filme "Terror em Amytiville"
Já não me espanta a notícia de que o interessado na locação do espaço do Biergarten (antiga Expresso Choperia) tenha desistido do negócio.
O centro histórico de Blumenau tem sido assombrado por uma verdadeira onda negativa onde nada dá certo (a instalação da Câmara dos Vereadores naquela região só confirma essa tese).

Acredito que tenha muito mais do que uma caveira de burro enterrada em algum local do centro histórico. Deve ser uma caveira de dinossauro, a julgar pela quantidade de projetos que não vingam. As fundações do Edifício América são um bom local para começar a procurar pela caveira.

A construção de um centro comercial, uma torre comercial e duas torres residenciais no local do antigo estádio do BEC, um dos poucos projetos que prometiam fazer circular mais gente por lá está parado e não se ouve mais nada que indique que ele será retomado. Acho que era a última esperança de se ver algo novo que atraia pessoas. Parece que o Museu da Família Colonial, a Biblioteca Municipal e a antiga prefeitura com a Secretaria de Cultura parecem não animar ninguém a frequentar aquela região da cidade. Nem como passagem. Até o simpático museu da cerveja parece estar deslocado. Merecia estar na Vila Germânica, ao lado do futuro Mercado Público.

Para mim e para muitas pessoas, a rua 15 de novembro "termina" na esquina com a rua Nereu Ramos. Nem me animo a atravessar a rua e frequentar a praça Dr. Blumenau, invadida por pombos nada higiênicos e um banheiro público abandonado que dá medo. Quem dirá ir até a "Prefeitura Velha" e a rua das Palmeiras decadente.

Também não acho que um parque público no local do antigo estádio do BEC iria fazer o movimento aumentar por lá. Dá medo andar naquela região. Tem uma aura esquisita que não atrai e faz a gente se sentir mal. E um parque lá seria tudo o que os bandidos "dimenor" de plantão querem para aumentar as estatísticas de assaltos.

Terei esperanças no dia em que anunciarem a demolição do Edifício América e a continuação do projeto no antigo estádio do BEC. Será apenas o início de uma transformação. Tentar começar algo por lá sem esses dois itens será em vão.

Ou podem transformar a construção do antigo Expresso como local de filmagem para a continuação do filme "Terror em Amytiville". Atores podem ser convocados ali pertinho na ilustríssima Câmara de Vereadores, já com grande experiência diante das câmeras.

E realmente espero que levem a caveira do dinossauro para o museu do Louvre, bem longe daqui.

PS - algumas pessoas já me indicaram que podem ser as caveiras do cemitério dos gatos que a Edith Gaertner enterrou por lá. Mas acho que elas não teriam o poder de fazer um estrago tão grande. Tem que ser de um bicho maior.

PS2 - mais gente me alertou que a zica é tão grande que subiu o morro do Aipim e conseguiu fechar o Frohsinn, além de ferrar o projeto da ponte nova que adivinhem de onde ia sair...

Um comentário:

Thiago Cesar Busarello disse...

Bacana o texto. Também sinto essa área deslocada de Blumenau. Fui bater fotos para colocar no meu blog que fala de turismo e tinha somente um ou outro gato pingado andando, alguns turistas e poucos moradores. É um local que não pode ficar abandonado.