sábado, 17 de agosto de 2013

Quantos m² tem o apartamento do futuro ?


O designer canadense Graham Hill ficou conhecido em 2009, quando lançou um concurso chamado Life Edited para reformar um apartamento de 39 metros quadrados em Nova York, onde fosse possível um casal morar, trabalhar e receber os amigos. Venceu o projeto acima, que inclui divisórias móveis e camas portáteis. “Quis mostrar que é possível viver bem com menos coisas em menos espaço”, diz Graham, cujo projeto foi chamado de “o apartamento do futuro” pelo jornal The New York Times. Graham tem uma consultoria que se dedica a levar o projeto a outras cidades. Ele vem a São Paulo este mês, onde vai criar um apartamento para uma construtora brasileira. 



Como é morar num apartamento de 39 metros quadrados?
Eu adoro. O meu fica num bairro bem localizado, o Soho, que tem tudo por perto. O design do espaço me permite fazer o que preciso. Tenho um bom lugar para trabalhar e uma mesa expansível que permite fazer jantares para 12 pessoas. Se sinto claustrofobia, saio andando pelas ruas. A cidade é a minha sala de estar.

Você é mais feliz hoje do que quando morava numa casa de 300 metros quadrados?
Sou porque hoje entendo melhor o que é importante para mim. Minha vida é mais simples agora. Em geral, buscamos uma casa grande com um monte de coisas dentro porque achamos que aquilo vai dar sustento às nossas vidas. Mas, no final, somos nós que sustentamos esses bens e o que vem com eles – as contas, a necessidade de limpeza, de manutenção etc. Isso toma muito tempo. Hoje vivo melhor e com menos.

Tem planos de levar os microapartamentos a outras cidades?
Sim. Temos parceiros em diversas cidades, como Nova York e San Francisco. Estamos prestes a trabalhar com uma empresa brasileira, especializada em microapartamentos, para trazer o projeto a São Paulo, na Vila Olímpia.



Fonte : Revista Trip



Nossas cidades já começam a incorporar esse padrão "tenha menos, viva mais" que muitos jovens tomam por padrão de vida. Preferem pequenos apartamentos tipo "studio", localizados em regiões centrais das cidades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um apartamento com este tamanho tem que ter tudo que existe de mais moderno em termo de móveis embutidos. Agora não dá para aceitar os imóveis minúsculos que estão fazendo para pessoas com pouco dinheiro, para famílias, ai é dose. Ficam morando em verdadeiros caixotes.

Fábio Urban disse...

Fato...hoje em dia o menos é mais.