quarta-feira, 20 de março de 2013

Blumenau quer um novo conceito de moradias para famílias de baixa renda


O prefeito Napoleão Bernardes começou a semana visitando localidades onde a prefeitura tem terrenos e onde devem ser construídas unidades habitacionais modernas, integrando casa e lazer. Um novo conceito de moradia deve ser implantado em Blumenau para famílias cadastradas e que ganham até R$ 1.600,00. São 1048 unidades habitacionais a serem construídas em sete pontos da cidade, localizados nos bairros Itoupavazinha, Salto, Velha, Fidélis, Tribess e Progresso. A iniciativa está em estudo pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Social, para construção nos próximos quatro anos. Um investimento de quase R$ 90 milhões, pagos pelo Governo Federal, Prefeitura de Blumenau e moradores beneficiados.
O prefeito conta que não está preocupado apenas com a quantidade de unidades habitacionais, mas com a qualidade de vida da população. Para isso, determinou uma força-tarefa para colocar a iniciativa em prática. O trabalho começou cedo, às 7h desta segunda-feira, 18, quando o prefeito foi verificar as situações in loco, acompanhado de técnicos da prefeitura e dos secretários de Planejamento, Alexandre Gevaerd, e de Desenvolvimento Social, Marco Antônio Wanrowsky.
São projetos ousados, executados a várias mãos, para edificar conjuntos de moradias contemplados com salão de festas e outras áreas de lazer como parquinho, kit-ginástica, pista para caminhadas, campinho de futebol e de vôlei. Uma nova maneira de “fazer habitação”, beneficiando não só os futuros e novos moradores, mas a comunidade que já mora em cada uma das regiões beneficiadas, uma vez que as áreas externas de lazer devem ser abertas ao povo.
Tudo isso será realizado através do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, do Ministério das Cidades, que possibilita a pessoas de baixa renda terem a sua casa própria, pagando menos de dez por cento do custo do imóvel. A meta agora é agilizar o estudo e apresentar os projetos para a Caixa Econômica, para o início das construções, que devem beneficiar em pelo menos 50%, famílias que ainda se encontram em áreas de risco. Dependendo do tamanho do terreno, poderão ser edificados prédios com cerca de 100 apartamentos ou unidades menores, com 20 moradias. Mas todas edificadas com o novo conceito de moradia popular para Blumenau.

Fonte : Assessora de Comunicação Marilí Martendal

Idéia interessante e que pode humanizar um pouco esses terriveis pombais que se tornaram os condomínios Minha Casa Minha Vida, para o pessoal que foi remanejado de áreas de risco e da tragédia de 2008. Quem sabe funcione e fiquem melhor.

Nenhum comentário: