segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Construções neoclássicas em Santa Catarina

A arquitetura neoclássica surgiu durante o neoclassicismo, movimento cultural do fim do século XXVIII, identificada com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental, e veio para renunciar as formas do Barroco buscando inspiração nas formas Greco-Romanas revivendo os princípios estéticos da antiguidade clássica.

Catedral de Saint Geneviève, exemplo de construção neoclássica

Fenômeno recente na construção civil, os edifícios do estilo neoclássico (carinhosamente chamados de “neo”) proliferam entre os lançamentos no estado de Santa Catarina.
Sinônimo de nobreza e requinte, os edifícios que tem esse estilo são cada vez mais procurados por pessoas que buscam um imóvel de alto padrão. Esse estilo de construir tem alto índice de rejeição entre arquitetos e urbanistas, bem como do público que admira edifícios. Não raro são apelidados de "casa do conde drácula" ou "castelo de frankenstein".
As principais cidades que tem construído neste estilo são Balneário Camboriú e Florianópolis. Mas alguns lançamentos em Joinville e Blumenau também chamaram a atenção do mercado imobiliário.
Em Blumenau podemos citar o edifício Linderhof na rua Hermann Huscher como exemplo de um edifício com traços “neo”, identificados pelo formato das grades nas sacadas e arcos no pavimento térreo.

Edifício Linderhof - 11 andares - Blumenau

Entre os lançamentos recentes de edifícios “neo” em Santa Catarina podemos ver :
Millennium Palace - 44 andares - Balneário Camboriú
Le Essence - 15 andares - Blumenau
Edifício Lafayette - 15 andares - Joinville
Maison de Soleil - 17 andares - Joinville

Não sou especialista em restauração de edifícios, mas acredito que deva ser muito mais caro manter a fachada de um edifício “neo”, com todos os detalhes em sua alvenaria, bem como manter as muitas cercas de ferro que são colocadas em suas sacadas. E acredito que esse estilo não fique bem em um edifício muito alto. Em Balneário Camboriú temos diversos exemplos de edifícios “neo” com quase 40 andares ou mais. Fica no mínimo estranho.

Mesmo que muita gente torça o nariz para esse estilo, esses edifícios contribuem com a diversidade no skyline (horizonte) de uma cidade e tem uma clientela fixa que admira o estilo ao ponto de pagar até 4 milhões de reais por um apartamento.
Se é bonito ou não, cabe ao julgamento do gosto pessoal de cada cliente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que doidera