terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os constrastes da Loira Blumenau



Blumenau pode se orgulhar de suas origens. Os 17 imigrantes de
descendência germânica que aqui aportaram em 1850 para colonizar as terras do Médio Vale do Itajaí encontraram um ambiente inóspito, porém de belezas singulares. Construíram sua colônia com muito esforço, dedicação e disciplina, virtudes comuns em sua terra natal, a Alemanha.
A cidade cresceu e a antiga colônia do Dr. Blumenau hoje é uma próspera cidade de aproximadamente 309 mil “almas”, segundo o IBGE (em 2010).
Tamanho crescimento populacional somado a uma topografia acidentada e enchentes periódicas trazem grandes problemas se não for feito um planejamento urbano visando crescimento sustentável e ordenado.
Hoje Blumenau pode ser considerada uma das cidades mais verticalizadas do estado de Santa Catarina. Somente Balneário Camboriú e Florianópolis exibem uma densidade tão grande de edifícios próximos a sua área central. Como ponto positivo desta crescente verticalização podemos citar o melhor aproveitamento da infraestrutura pública oferecida para mais pessoas em uma área menor, como transporte coletivo, mercados e serviços. Concentrar pessoas em uma área menor é mais barato para o poder público. Uma cidade muito “espalhada” demanda maiores investimentos em estradas, transporte, segurança e manutenção.
Os mercados imobiliário e de construção de Blumenau estão de vento em popa, crescendo fortemente e mudando o perfil da cidade, como podemos ver na foto que ilustra esse texto. O prédio da Prefeitura Municipal, embora imponente, começa a sumir no meio de edifícios comerciais e residenciais. Na correria do dia-a-dia não percebemos esse crescimento. Você já observou o bairro Victor Konder a partir da Avenida Martin Luther ou o bairro Jardim Blumenau a partir da Alameda Rio Branco? Ou ainda a região da Ponta Aguda, Vila Germânica e Vila Nova?
Pois é, Blumenau começa a ganhar ares de cidade cosmopolita, um verdadeiro paliteiro de edifícios, muitos com design sofrível, transformando-se em verdadeiros paredões de concreto inexpressivos. Poucos edifícios são agradáveis aos olhos contribuindo de maneira positiva para o skyline (o horizonte) da cidade e acabam resultando na descaracterização da cidade diante de sua arquitetura original.
A revisão do Plano Diretor de Março de 2010, embora tardia, vai ser fundamental para controlar a especulação imobiliária nas áreas não-recomendáveis para construções e direcionar a cidade para áreas mais seguras do ponto de vista geológico e de espaço urbano. Contudo é necessário atualizar esse Plano de acordo com o crescimento da cidade, de forma que seu povo não perca a qualidade de vida e que Blumenau ainda seja referência para o Brasil em muitos aspectos positivos.
Pretendo, como colaborador do Blumenews, registrar o crescimento da cidade em vários aspectos (construção civil e ramo imobiliário) e comentar das principais mudanças no ramo da tecnologia, que é a área em que sou formado e atuo.


Site Blumenews


Fui convidado como colunista do site Blumenews. Esta foi minha primeira coluna que você pode ler também no site.

Nenhum comentário: