terça-feira, 5 de julho de 2011

Ponte do Badenfurt : correnteza leva parte da ponte de madeira usada na obra


As chuvas da última semana causaram problemas na obra da Ponte do Badenfurt. Parte da ponte branca, uma estrutura provisória, de madeira, que permite aos operários cruzar a pé o Rio Itajaí-Açu e dá acesso às duas margens, foi levada pelas águas.

Apesar de estar amarrada a uma ilha com cabos de aço, a ponte branca não resistiu à forte correnteza e à vinda de troncos e galhos pelas águas do rio. Duas torres erguidas ao redor dos tubulões (nome dado ao pilar quando abaixo do nível da água) também foram levadas. As estruturas terão que ser reconstruídas para que os trabalhos dentro do rio prossigam, mas o cronograma da obra não deve sofrer atrasos.
Eduardo Schlindwein, um dos engenheiros responsáveis pela obra, explica que sexta-feira a sujeira vinda pelo rio trancou nas bases da ponte branca e das torres, exerceu pressão e ocasionou as quedas. A camisa de um tubulão, feita em concreto e que pesa cerca de 25 toneladas, foi parar no fundo do rio e deve ser retirada e reaproveitada. Schlindwein explica que os pontos já eram monitorados por conta da forte correnteza:
- Ali é um lugar onde há mais correnteza, exige mais atenção. A ponte branca é até presa por cabos de aço a uma ilha, mas não foi o suficiente. Quando percebemos que havia perigo, retiramos todos os equipamentos e os operários. Isso garantiu que ninguém se machucasse e que não houvesse perdas de materiais — diz.


As estruturas terão que ser reconstruídas, mas o trabalho só começará quando o nível do rio baixar e não houver riscos para os operários. A expectativa é de que até quarta-feira, se não voltar a chover, o nível retorne ao normal.
Enquanto isso, os cerca de 90 trabalhadores que atuam na obra trabalham na construção dos seis tubulões que ficam em terra, na Rua Henrique Weise, nos pilares, na terraplanagem da área onde será feito o entroncamento da ponte com a Rua Bahia e na fabricação das 2.760 pré-lajes, que serão colocadas sobre os pilares e servirão de base para a pista da ponte.
A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu terá 362 metros de comprimento e 23,10 metros de largura. Ela será erguida sobre 39 pilares. Conforme o outro engenheiro responsável pela obra, Cristian Fuchs, até agora, 24 tubulões estão prontos. Nove pilares estão concluídos e outros nove estão em execução.


Fonte : Blog do Badenfurt
Fotos : Rafaela Martins

Nenhum comentário: